Banca de QUALIFICAÇÃO: EVANEYDE DOS SANTOS SOUZA
07/07/2022 08:21
O impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos diferentes contextos sociais, e precisamente no educacional tem convergido para novos olhares sobre o processo de ensino e aprendizagem, no qual é marcado pelo desafio da integração das TDIC às práticas docentes, bem como pela necessidade de atendimento a uma realidade cada vez mais heterogênea de sala de aula, sobretudo a partir das políticas de inclusão educacional. Entendemos que na mediação docente está imbrincada possibilidades de articulação entre recursos, necessidades e intencionalidades educativas. Diante desse cenário, esta tese tem como objetivo compreender as estratégias metodológicas docentes no processo de integração das TDIC numa perspectiva inclusiva. A pesquisa de abordagem qualitativa é desenvolvida no campus de São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe e através do método de estudo de caso busca relacionar dados de três grupos de participantes: professores, alunos em situação de inclusão e equipe multiprofissional através dos instrumentos de questionário, entrevista, análise documental e observação em sala de aula, os quais são interpretados pela técnica de análise de Bardin (2016). Ao final da pesquisa pretendemos contribuir com o campo da formação docente no tocante às discussões sobre as práticas docentes a partir das TDIC e as tendências e possibilidades de ensino mais inclusivos e acessíveis.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e