UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: LAURO ROBERTO FERREIRA OLIVEIRA
05/07/2022 19:55

DISCENTE: LAURO ROBERTO FERREIRA OLIVEIRA
DATA: 29/07/2022
LOCAL: on line G Meet
TÍTULO: Desafio de educar pela pesquisa: uso da metodologia da história oral como recurso pedagógico na Escola M. Alvina Rocha em Seabra (Ba)
PALAVRAS-CHAVES: Educar pela pesquisa. Ensino de História. História oral. População quilombola. Produção do saber histórico.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

Este trabalho tem como finalidade demonstrar o uso da pesquisa em sala de aula como princípioeducativo que gera protagonismo nos alunos, aplicando a metodologia da história oral comoprocesso de produção de saberes históricos nos anos finais do Ensino Fundamental. O intuito éincentivar a aprendizagem do componente curricular História, aproximando os estudantes deprocessos, práticas e procedimentos de análise e investigação. Especificamente busca-secompreender a utilização da pesquisa como princípio educativo e científico no ensino deHistória; aplicar a metodologia da história oral para desenvolver o protagonismo dos estudantesna produção do conhecimento histórico e elaborar uma cartilha com sugestões ao professorsobre educar pela pesquisa utilizando a metodologia da história oral para coleta de memóriasde expressão oral, por meio da utilização das técnicas de entrevista. A proposta defendida foiaplicada em uma turma do 9.º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alvina Rocha,no município de Seabra, estado da Bahia, a partir da coleta de relatos orais de moradores dacomunidade quilombola do Agreste, Seabra/BA. Os discentes investigaram aspectos históricos,educacionais, identitários e culturais da comunidade quilombola do Agreste. No processo,devidamente orientado, os alunos aplicaram os procedimentos de pesquisa da história oral,entrevistaram vários colaboradores e produziram documento histórico por meio da transcriçãoda entrevista. Aplicando os princípios da história oral analítica, buscaram identificar, comparar,contextualizar, interpretar e analisar os documentos produzidos, com a finalidade dedesenvolver habilidades autorais elaborando um artigo. A partir desta experiência, apresentouma cartilha como produto final que contém sugestões ao professor para a aplicação doprincípio do “educar pela pesquisa” a partir do uso da metodologia da história oral, comalgumas possibilidades temáticas para pesquisas em comunidades e culturas quilombolas.

Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1204508 - PAULO HEIMAR SOUTO
Externo à Instituição - LUCIANA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA MARTINS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10