Banca de DEFESA: MARINA LÍCIA DOS SANTOS
05/07/2022 13:02
Esta dissertação tem por objetivo tecer uma narrativa sobre as trajetórias das experimentações musicais de Pedrinho Mendonça. Músico percussionista sergipano, multi instrumentista, educador musical, pesquisador, Comendador da Cultura pela prefeitura de Aracaju (SE) e Mestre em Arte e Culturas Populares pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), ele tem construído um importante legado artístico. Utilizei autores como Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze e Félix Guattari na compreensão sobre a música, sua potência de conexão coletiva, transmissão de afetos, caráter afirmador da vida e revelador de subjetividades. A partir desses autores, pretende-se refletir a respeito dos movimentos criativos trilhados por Pedrinho Mendonca, suas memórias e experiências formativas. Será adotada uma metodologia híbrida, valendo-se das narrativas (auto)biográficas, entrecruzadas com diversas fontes tais como matérias jornalísticas, material audiovisual, portfólios artísticos, suas composições autorais, álbuns familiares, entre outras. Seguindo esta narrativa, serão analisadas as seguintes dimensões: a) a relação de Pedrinho Mendonça com a música, seus processos formativos musicais e os significados atribuídos por ele ao fazer musical; b) sua relação com as manifestações da cultura popular sergipana e sua matriz afro-indígena; c) suas propostas voltadas ao ensino de música.
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