UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ERIC MARTINS SANTANA SANTOS
04/07/2022 10:56

DISCENTE: ERIC MARTINS SANTANA SANTOS
DATA: 29/07/2022
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: Mudanças climáticas como Tema Controverso: estudo de caso em um curso de formação de professores de Física.
PALAVRAS-CHAVES: emas controversos, ensino de ciências, aprendizagem significativa, formação de professores.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Ao utilizar temas controversos em sala de aula, os professores não só tendem a dividir opiniões oupromover pontos de vistas que sejam diferentes, desafiadores e despertem sentimentos fortes nos estudantes,eles oferecem a oportunidade de se discutir e compreender mais profundamente sobre os temas, aumentar aconscientização e o pensamento crítico. Para isso, com a finalidade de criar um ambiente de aprendizagembaseado na equidade, na voz do estudante e em princípios democráticos, faz-se necessário odesenvolvimento de um conjunto de conhecimentos que tenham o potencial de fornecer compreensãonecessária para a análise e discussão de temas que tenham o potencial de ser controversos, permitindo que oestudante aprenda a luz das evidências examinadas criticamente. Dessa forma, neste trabalho, tivemos porobjetivo investigar o potencial de utilização dos temas controversos como situação didático-pedagógica emsalas de aula da educação básica para o ensino de física em um curso de formação de professores de física.Para isso, norteamos o trabalho a partir de princípios da teoria da Aprendizagem Significativa e dos TemasControversos e o delineamos em um estudo de caso qualitativo exploratório decisivo com uma amostragempor conveniência, no qual foi ministrado um curso de formação de professores que contemplou os temascontroversos em sala de aula. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários analisados através daanálise de conteúdo de Bardin em uma amostra de quatro professores de física do ensino médio. A partir daanálise dos dados identificamos que, no conjunto de respostas, praticamente todos reconhecem aimportância da realização de atividades de discussão de temas que sejam controversos nas aulas de ciências,atribuindo-lhes potencialidades na análise que realizaram para essas atividades, porém demonstrarampossuir certa resistência às mudanças de hábitos em relação as práticas, principalmente a questões referentesa formação continuada para o trabalho com os temas e a adaptação do tempo com a grande extensão dosprogramas escolares. Em relação ao curso de formação, segundo os professores entrevistados, contribuiupara a formação e o desenvolvimento de competências profissionais necessárias para o ensino de ciênciasque, a partir de temas controversos, proporciona a análise crítica em diversos níveis do empreendimentocientífico. O que sugere a importância de ações do tipo como iniciativa de formação continuada quefacilitam o desenvolvimento dessas competências na prática de sala de aula dos atuais professores, em seusconhecimentos didáticos sobre as abordagens, metodologias e atividades mais adequadas ao ensino dessesconhecimentos e as possíveis reflexões sobre as finalidades do ensino de ciências e a sua concretização.

Externo ao Programa - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 2650152 - JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA
Presidente - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e