UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: MARINA BEZERRA DA SILVA
30/06/2022 11:10

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA BEZERRA DA SILVA
DATA: 07/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/nyo-hjie-zpa
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE PATENTEAMENTO E DE INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO SOBRE O DESEMPENHO FINANCEIRO DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade intelectual; inovação; performance financeira
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A inovação é importante elemento do desenvolvimento econômico. A propriedade intelectual, especificamente, representa um indício da atividade inovadora, devendo ser considerada nas políticas econômicas, sendo um recurso estratégico de empresas. Tais ativos apresentam uma dicotomia importante, pois, ao passo que protegem o conhecimento, também o tornam público, o que faz com que agentes inovadores, como as indústrias, utilizem-nos em busca da inovação. O objetivo geral desta tese foi avaliar a influência de estratégias de patenteamento e de investimentos em inovação sobre o desempenho financeiro de empresas da indústria de transformação brasileira. A proposta foi desenvolvida em quatro etapas: inicialmente, realizou-se uma revisão da literatura sobre desempenho financeiro e propriedade intelectual, com abordagens bibliométrica e sistemática. Em seguida, levantaram-se os indicadores de propriedade intelectual e de inovação do Brasil, com a proposição de um framework conceitual para sistemas de inovação e de propriedade intelectual em países emergentes. Depois, foram estimados modelos em painel longitudinal, visando compreender o desempenho financeiro (Q-Tobin e ROA) da indústria de transformação brasileira a partir de patentes. Finalmente, foi desenvolvido um Modelo de Equações Estruturais (MEE) para a análise do valor de mercado (Q-Tobin) a partir de dados de patentes e de inovação (investimento em P&D). Participaram do estudo 94 empresas da indústria de transformação do Brasil, listadas na Bolsa B3, com a análise entre os anos de 1998 e 2021, totalizando 2.256 observações. As informações patentárias foram levantadas a partir da base do INPI, sendo consultados 5.207 documentos, abertos manualmente. Também, foram utilizadas as bases PINTEC, para coleta de dados de inovação, e Economática, para obtenção de dados financeiros. A literatura internacional tem discutido o assunto de forma crescente, com achados ainda inconclusivos sobre a relação entre desempenho financeiro e propriedade intelectual. A análise dos indicadores brasileiros de inovação e de propriedade intelectual revelou que o país precisa de um melhor planejamento do sistema de CTI, visando uma dinâmica mais eficiente de produção tecnológica e geração de valor. A modelagem em painel demonstrou que o desempenho de mercado (Q-Tobin) das empresas da indústria brasileira é influenciado pelos processos de patenteamento (depósitos, concessões, cotitularidade de patentes entre empresas e universidades, entre outros). Contrariamente, não foram identificados resultados significativos para o ROA. Finalmente, o MEE identificou relações positivas e significativas entre as dimensões “patente e valor de mercado” e “investimento em P&D e valor de mercado”, sugerindo que a propriedade intelectual e o investimento em inovação influenciam positivamente o valor de mercado empresarial. A variável Q-Tobin (valor de mercado) foi explicada em 31,4% pelo modelo, com a dimensão patentes explicando 47,2% da variável dependente e o investimento em P&D explicando 11%. Ambas as relações foram moderadas pela variável anos. Diante desses achados, este estudo concluiu que, no contexto da indústria brasileira, investir em inovação, desenvolver tecnologias e protegê-las por meio de patentes é relevante, ocasionando efeitos positivos sobre os resultados financeiros empresariais. Demostrar o efeito positivo de estratégias de patenteamento e de inovação sobre o desempenho de mercado das empresas industriais brasileiras consistiu na principal contribuição desta tese.

Presidente - 380.837.950-20 - SUZANA LEITAO RUSSO
Interno - 1166728 - JOSE RICARDO DE SANTANA
Externo à Instituição - MARTA ELISETE VENTURA DA MOTTA
Externo à Instituição - MARIA EMILIA CAMARGO