UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON DA SILVA GOIS
27/06/2022 15:53

DISCENTE: ROBSON DA SILVA GOIS
DATA: 30/06/2022
LOCAL: De forma remota
TÍTULO: CADERNO PEDAGÓGICO EAD: ESCRITA DE VERBOS NA NORMA PADRÃO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino, Escrita, Língua formal, Verbo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O presente estudo teve por objetivo geral compreender como o trabalho pedagógico com inserção de novas metodologias para o ensino de verbo pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem da escrita correta das formas verbais dentro da norma padrão e apresentar uma proposta de intervenção por meio de um objeto de aprendizagem EaD. Como objetivos específicos buscou-se: levar os alunos a desenvolverem estratégias próprias para conceituar o verbo levando em conta as noções de ação e movimento; fixar no aluno o hábito de conjugar verbos, grafando e empregando corretamente as formas verbais de acordo com a norma padrão de forma contextualizada; expandir o conhecimento do aluno a respeito do emprego correto da escrita dos verbos; contextualizar situações de comunicação oral e escrita, adequado a linguagem ao contexto; relembrar regras gramaticais para a escrita formal da língua portuguesa; exercitar a escrita correta de verbos em suas flexões, por meio de atividades sugeridas. A metodologia aplicada prioriza o cunho qualitativo por meio da pesquisa participante em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal do município de Moita Bonita/SE. Será utilizada a observação participante e também a pesquisa bibliográfica. Os aportes teóricos constituíram-se de autores que discutem a temática do ensino e aprendizagem da gramática com recorte no ensino dos verbos em sala de aula. Os resultados das pesquisas têm contribuído para a compreensão de questões educacionais diversas, mobilizando mudanças na prática escolar e novos posicionamentos entre os profissionais da educação. A expectativa é que as ponderações e socializações aqui, no presente texto, provoquem novas reflexões com vistas à melhoria do trabalho pedagógico da gramática e escrita para efetivação do processo comunicativo no ambiente escolar e fora dele, de forma mais eficaz e prazerosa para todos os envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem.

Presidente - 2506161 - ELAINE CRISTINA SILVA SANTOS
Interno - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Interno - 2225701 - ANA FLORA SCHLINDWEIN

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10