UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: MARINA BEZERRA DA SILVA
27/06/2022 12:01

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA BEZERRA DA SILVA
DATA: 07/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/nyo-hjie-zpa
TÍTULO: MODELOS PARA O DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO USANDO DADOS DE PATENTES
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade intelectual; inovação; performance financeira
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A inovação é um importante elemento do desenvolvimento econômico. A propriedade intelectual, especificamente, representa um indício da atividade inovadora e deve ser considerada nas políticas industriais e econômicas, sendo um recurso estratégico de empresas. Tais ativos apresentam uma dicotomia importante, pois, ao passo que protegem o conhecimento, também o tornam público, o que faz com que os agentes inovadores, como as indústrias, utilizem-nos em busca da inovação. O objetivo geral desta tese foi avaliar o desempenho de empresas da indústria de transformação do Brasil a partir das características de patentes e de inovação destas empresas. Partiu-se da hipótese que empresas que possuem mais patentes apresentam desempenhos financeiros superiores. A proposta foi desenvolvida em 04 (quatro) etapas: inicialmente, realizou-se uma revisão da literatura sobre desempenho financeiro e propriedade intelectual, com abordagens bibliométrica e sistemática. Em seguida, fez-se um levantamento de indicadores de propriedade intelectual e de inovação do Brasil, com a proposição de um framework conceitual para sistemas de inovação e de propriedade intelectual em países emergentes. Depois, foram estimados modelos em painel longitudinal, visando compreender o desempenho financeiro (Q-Tobin e ROA) da indústria de transformação brasileira a partir de patentes. Finalmente, foi desenvolvido um Modelo de Equações Estruturais (MEE) para a avaliação do valor de mercado (Q-Tobin) a partir de dados de patentes e de inovação (investimento em P&D). Participaram do estudo 94 empresas da indústria de transformação do Brasil, listadas na Bolsa B3, com a análise entre os anos de 1998 e 2021, totalizando 2.256 observações. As informações patentárias foram levantadas a partir da base do INPI, sendo consultados 5.207 documentos, abertos manualmente. Também, foram utilizadas as bases PINTEC, para coleta de dados de inovação, e Economática, para obtenção de dados financeiros. A literatura internacional tem discutido o assunto de forma crescente, com achados ainda inconclusivos sobre a relação entre desempenho financeiro e propriedade intelectual. A análise dos indicadores brasileiros de inovação e de propriedade intelectual revelou que o país precisa de um melhor planejamento do sistema de CTI, visando uma dinâmica mais eficiente de produção tecnológica e geração de valor. A modelagem em painel demonstrou que o desempenho de mercado (Q-Tobin) das empresas da indústria brasileira é influenciado pelos processos de patenteamento (depósitos, concessões, cotitularidade de patentes entre empresas e universidades, entre outros). Contrariamente, não foram identificados resultados significativos para o ROA. Finalmente, o MEE identificou relações positivas e significativas entre as dimensões “patente e valor de mercado” e “investimento em P&D e valor de mercado”, sugerindo que a propriedade intelectual e o investimento em inovação influenciam positivamente o valor de mercado empresarial. A variável Q-Tobin (valor de mercado) foi explicada em 31,4% pelo modelo, com a dimensão patentes explicando 47,2% da variável dependente e o investimento em P&D explicando 11%. Ambas as relações foram moderadas pela variável anos. Diante desses achados, este estudo concluiu que, no contexto da indústria de transformação brasileira, investir em inovação, desenvolver tecnologias e protegê-las por meio de patentes é relevante, ocasionando efeitos positivos sobre os resultados financeiros empresariais.

Presidente - 380.837.950-20 - SUZANA LEITAO RUSSO
Interno - 1166728 - JOSE RICARDO DE SANTANA
Externo à Instituição - LUIS FELIPE DIAS LOPES
Externo à Instituição - MARIA EMILIA CAMARGO