UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: TIAGO SOARES DA SILVA
27/06/2022 16:08

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO SOARES DA SILVA
DATA: 07/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/eyv-uzpk-vyf
TÍTULO: VALORAÇÃO DE INVENÇÃO ACADÊMICA
PALAVRAS-CHAVES: Patentes;Valoração; Instituições Científicas e Tecnológicas
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As Instituições Científicas e Tecnológicas – ICT vêm se transformando nos últimos anos, evoluindo de atividades de ensino e pesquisa para produtoras de conhecimento passíveis de proteção, proporcionando inovação. A propriedade intelectual se apresenta como fundamental por ser a área do saber que trata da proteção dos conhecimentos gerados pelos inventores. Dada a importância das universidades na geração de novos conhecimentos, o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT se torna um mecanismo fundamental na promoção da inovação. Considerando que os ativos de propriedade intelectual têm a finalidade de gerarem inovação, faz-se necessário avaliar e valorar as tecnologias geradas para que se concretize a inserção da tecnologia no mercado, objetivando contribuir para a melhoria das condições de vida da sociedade. Esta pesquisa apresenta um modelo de valoração de patentes baseado nas perspectivas de avaliação tecnológica para beneficiar os NIT de ICT públicas, utilizando variáveis que envolvem custo, tempo de vida da invenção, maturidade tecnológica e status da proteção. A relevância deste estudo na área da Ciência da Propriedade Intelectual consiste no fato de proporcionar uma possível contribuição à transferência de tecnologia, especificamente para as ICT brasileiras, por meio da valoração de patentes, sendo importante por compreender os aspectos que envolvem o processo da avaliação tecnológica. Acredita-se que este estudo agregará conhecimento, especialmente aos gestores de inovação das ICT públicas, proporcionando uma ferramenta mais simples e objetiva para a valoração das tecnologias geradas de forma a colaborar com o processo de transferência de tecnologia. Foi desenvolvido um modelo de valoração de invenções acadêmicas baseado no custo de desenvolvimento da invenção, gerando fator para determinação do valor de partida para negociação de patentes acadêmicas. Verificou-se que os resultados encontrados, por meio de simulação dinâmica, com a equação proposta, milhares de probabilidades, proporcionando horizontes distintos para a tomada de decisão gerencial no âmbito do NIT. Assim, os resultados deste estudo apresentam o potencial de colaborar com a promoção de transferência de tecnologia através de uma proposta de valoração de patentes embasada em avaliação tecnológica, podendo ajudar a gestão do Núcleo de Inovação Tecnológica e proporcionando uma pequena contribuição para a ciência, mais especificamente para inovação nacional, aprimorando o “Método Technology, Insertion, Recipient, Appreciation”.

Presidente - 380.837.950-20 - SUZANA LEITAO RUSSO
Interno - 469.525.940-00 - JONAS PEDRO FABRIS
Externo à Instituição - PAULO SÉRGIO LIMA PEREIRA AFONSO
Externo à Instituição - MARIA RITA DE MORAIS CHAVES SANTOS