Banca de DEFESA: RAFAEL SALES ALMENDRA
09/06/2022 09:17
Ao investir recursos de forma eficiente as empresas obtêm resultados que ampliam seu nível de competitividade. Essa é resultante da interdependência dinâmica das competências organizacionais com a estratégia competitiva. Tal estratégia está cada vez mais ligadas ao potencial inovador da empresa, cujo foco na inovação é imprescindível. Aliado à estratégia de inovação, ao vislumbrarem oportunidades fora de suas fronteiras nacionais, os gestores adotam a internacionalização como estratégia. A presente pesquisa objetivou investigar a relação entre o grau de inovação e o grau de internacionalização das indústrias listadas na Bolsa Brasil Balcão (B3). Para isto, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada, explicativa, documental e quantitativa reunindo dados de 108 indústrias listadas na B3. Considerou-se como lapso temporal os anos compreendidos entre 2013 a 2019, o que totalizou 756 observações, bem como utilizou-se da análise fatorial com os indicadores de inovação e indicadores de internacionalização para criar um grau de inovação e um grau de internacionalização. Posteriormente analisou-se uma relação bilateral entre os graus, via análise de equações simultâneas pelos mínimos quadrados em dois estágios (MQ2E), uma vez que a literatura destaca que combinação de estratégias de inovação com as estratégias de internacionalização podem auxiliar na competitividade e consequentemente contribuir para o crescimento econômico. Pode-se dizer que o grau de inovação das firmas leva-se em consideração a combinação dos indicadores referentes às estratégias de inovação exploitation e exploration, e por englobar dois fatores distintos é válido mencionar que o grau de inovação tem um caráter bidimensional. Tal bidimensionalidade também foi constatada no grau de internacionalização, cujos fatores são denominados de internacionalização das operações e participação estrangeira. Como resultado da análise das equações simultâneas infere-se que há influência positiva e simultânea somente entre a dimensão exploitation do grau de inovação e ambas as dimensões do grau de internacionalização, porém não pôde ser constatada a influência da dimensão exploration em ambas as dimensões do grau de internacionalização, concluindo que não há relação simultânea entre ambos os graus. O estudo contribui para a literatura no tocante à apresentação de uma nova abordagem referente a composição dos graus de inovação e de internacionalização, por meio de indicadores que muitas das vezes são utilizados separadamente, bem como inova ao promover uma análise referente à simultaneidade da inovação e da internacionalização nas indústrias brasileiras. Ressalta-se que os gestores devem perceber que a internacionalização não é apenas uma maneira de expandir suas vendas, mas também deve utilizá-la como ferramenta para gerar inovação na empresa, respondendo às necessidades e desejos dos clientes.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e