Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANNE DE OLIVEIRA ANUNCIAÇÃO
26/05/2022 17:59
O objetivo desta pesquisa é compreender o papel da socialização étnica em um contexto de saliência ou não saliência da norma antirracista em crianças brancas de 5 á 10 anos. Considerando, como as mensagens de socialização podem inibir as expressões do racismo ou não, a partir da saliência da norma social antirracista, em função das fases do desenvolvimento sociocognitivo das crianças. Apesar do avanço nas pesquisas, permanecem lacunas a respeito do impacto da socialização étnica e racial na expressão do racismo em crianças considerando contextos normativos inibidores ou promotores de discriminação. Diante disso, ressaltamos a importância de estudar as normas sociais para entender como elas atuam nas diferentes manifestações de preconceito. A fim de atingir o objetivo, entrevistaremos 120 crianças brancas. As crianças serão abordadas em suas próprias escolas. Realizaremos um estudo empírico de caráter experimental, com desenho fatorial 2 (mensagem de socialização: neutra x antirracista) x 2 (norma social antirracista: saliente x não saliente) X 2 (idade: 5 a 7 anos x 8 a 10 anos), as variáveis dependentes serão a discriminação racial, a preferência para os grupos raciais e os estereótipos. Os resultados serão discutidos com base nas teorias da socialização étnica e racial e do racismo na infância.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f