Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHN NADSON ANDRADE PINHO
26/05/2022 12:14
Introdução: O empreendedorismo é também uma inteligência necessária na Odontologia. No entanto, desconhece-se a atual situação do ensino do empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Objetivo: Este estudo objetivou quantificar IES que contêm as disciplinas de empreendedorismo e marketing dentro dos currículos de graduação em Odontologia, através de uma análise documental. Metodologia: Em um desenho transversal nacional, todos os currículos de todas as IES ativas foram explorados entre junho e dezembro de 2021. As variáveis da coleta foram sistematicamente pesquisadas utilizando uma checklist e palavras-chave. Foram coletados dados sobre a região demográfica, o regime administrativo e a presença das disciplinas de empreendedorismo e marketing. Outras variáveis de coleta incluíram o período acadêmico, a carga horária e a modalidade (obrigatória ou opcional). Associações foram testadas utilizando o teste qui-quadrado com o nível de significância p < 0.05 Para análise post hoc, foi selecionada a Correção de Bonferroni. Resultados: A amostra deste estudo totalizou 563 currículos, dos quais 127 (22,6%) continham a disciplina de empreendedorismo, e 64 (11,4%) continham a disciplina de marketing. Não houve associação estatisticamente significativa entre o regime administrativo da IES e a oferta da disciplina de empreendedorismo (p=0,43) ou de marketing (p=0,48). Uma associação estatisticamente significativa ocorreu entre a variável região demográfica e a disciplina de marketing (p=0,009). A aplicação subsequente da Correção Bonferroni revelou a associação estatisticamente significativa com a região Sudeste (p=0,0003). Conclusões: Baseado nos achados, as disciplinas de empreendedorismo e marketing podem estar substancialmente ausentes nas IES brasileiras. Os resultados tendem a reforçar a necessidade de um olhar mais atencioso ao perfil empreendedor dos futuros cirurgiões-dentistas, especialmente através da inclusão de disciplinas independentes nas matrizes curriculares.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f