Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURIENE MARIA DOS SANTOS
25/05/2022 14:56
Crise ambiental, uma realidade que não pode ser ignorada. A vida no planeta depende da mudança nos olhares sobre essa problemática, cabendo a educação o papel de suma importância para sensibilizar e conscientizar os cidadãos com relação a grave situação que permeia o planeta. Partindo desse pressuposto propomos como estudo, analisar as possibilidades para o ensino de Educação Ambiental Crítica nas práticas de Alfabetização e Letramento de crianças do ensino fundamental, em uma escola do estado de Sergipe. Para a base teórica, estudamos autores clássicos: Pestalozzi, Friedrich Fröbel, Célestin Freinet, que tratam das concepções sobre crianças em seus processos de aprendizado. Sobre Alfabetização, Jacques Delors (2010), José Carlos Libâneo (2012), Luiz Carlos Cagliari (1996), Paulo Freire (1975, 1987, 1989, 2001) e Rosário Mortatti (2006). Sobre Letramento, a base teórica está fundamentada em Magda Soares (2009, 2019, 2020). Para a Educação Ambiental Crítica, as nossas pesquisas versam em torno das obras de Carlos Loureiro (2007, 2008), Philipp Layrargues (2012, 2014), Enrique Leff (2001). A pesquisa de campo está sendo realizada numa escola estadual, localizada na Grande Aracaju, com a atenção voltada para crianças do fundamental I. Os participantes da pesquisa são alunos do segundo ano, juntamente com a professora da turma, que também está exercendo o papel de pesquisadora. A dialética freiriana, foi o método de abordagem para a realização da pesquisa, que também é de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Através dessa pesquisa, esperamos contribuir na formação das crianças, para que possam aguçar suas percepções e entendimentos sobre a relação ser humano e natureza; ambiente e sociedade, numa visão crítica e consciente.
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