UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CÁSSIA REGINA D'ANTONIO ROCHA DA SILVA
24/05/2022 08:30

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÁSSIA REGINA D'ANTONIO ROCHA DA SILVA
DATA: 26/05/2022
LOCAL: https://meet.google.com/mgi-amoz-eip
TÍTULO: NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: MODELO DE GESTÃO DIRIGIDO PELO DESIGN ESTRATÉGICO
PALAVRAS-CHAVES: Núcleos de Inovação Tecnológica; gestão do design; design estratégico; transferência de tecnologia.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O conceito mais atualizado de ecossistema de inovação vem da teoria da hélice quíntupla, onde ocorrea interação entre várias instâncias heterogêneas: governo, instituições acadêmicas, setor produtivo,sociedade e meio ambiente. Imerso na credibilidade de um possível desenvolvimento sustentável, oBrasil alinha políticas públicas direcionadas para apoiar Instituições Cientificas, Tecnológicas e deInovação (ICTs) em prol do desenvolvimento tecnológico. Nessas circunstâncias, as Universidadesdespontam com a responsabilidade de responder à altura as diretrizes a ela atribuídas, através dosNúcleos de Inovação Tecnológica (NITs), estruturas designadas para o gerenciamento da transferênciade tecnologia pelas ICTs, com competências previstas na Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, paraconduzir a política institucional de inovação e empreendedorismo. A partir dessa nova caracterizaçãoas Universidades somam a sua missão gerar conhecimentos e formar cidadãos profissionais aocompromisso de transformar a vida das pessoas por meio da transferência de tecnologia. Para realizartal demanda, a gestão acadêmica precisa incluir formas de aproveitar todas as oportunidades, sejam elasparcerias, redes colaborativas, startups, spinoffs, entre outras, e, entre elas, a gestão do design. Nesteintuito, o estudo vem ao encontro da necessidade de inclusão de ferramentas integradas aogerenciamento das inovações desenvolvidas no âmbito acadêmico para a transferência para o setorprodutivo. Para tanto a presente tese teve como objetivo propor um modelo de gestão aplicada nos NITsorientado pelo design estratégico. Metodologicamente, a pesquisa seguiu uma abordagem qualiquantitativae se classificou como um estudo de caso múltiplo, representado por um conjunto de NITsda região Nordeste. Para a constituição das fontes de pesquisa foram utilizados os métodos de revisãosistemática bibliométrica, pesquisa documental, registro em arquivos, aplicação de questionários do tipoLikert e observação não participante. Os resultados demonstraram pouca habilidade dos NITsbrasileiros em atuar dentro do contexto da hélice quíntupla, o que dificulta atuarem dentro de uma visãoprospectiva em relação à transferência de tecnologia. A pesquisa também revelou fragilidades edificuldades quanto à interação dos NITs com os agentes/stakeholders do ecossistema de inovação,além da necessidade de instrumentalização institucional com vistas ao melhoramento dos índices deinovação tecnologia e transferência de tecnologia. Neste sentido, a gestão do design se apresentou embenefício do protagonismo dos NITs, através de sua abordagem sistêmica e estratégica, para promovera inovação e contribuir no processo para a transferência de tecnologia.

Presidente - 2573323 - ANA KARLA DE SOUZA ABUD
Interno - 2468009 - ANTONIO MARTINS DE OLIVEIRA JUNIOR
Externo à Instituição - ILKA MARIA ESCALIANTE BIANCHINI
Externo à Instituição - IRINEU AFONSO FREY