UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIVAN SANTOS GUIMARÃES
23/05/2022 23:55


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIVAN SANTOS GUIMARÃES
DATA: 24/05/2022
HORA: 09:30
LOCAL: https://meet.google.com/ukn-cxkt-tei
TÍTULO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA PELO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO EM NOVA SOURE/BA: CADERNOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O PROFESSOR EM SEU DIÁLOGO COM A JUVENTUDE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Ensino Médio; Juventudes; Projetos de Vida;
PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO:

Esta pesquisa “Elaboração de projetos de vida pelo ensino de história no ensino médio em Nova Soure/BA: cadernos didático-pedagógicos para o professor em seu diálogo com a juventude.” Tem objetivos de investigar o ensino de história como possibilidade efetiva para elaboração de projetos de vida de jovens do ensino médio, analisar as contribuições do ensino de história para a construção de projetos de vida, desenvolver caderno didático-pedagógico como suporte ao ensino de história visando a construção de projetos de vida, Identificar e refletir sobre os conteúdos do ensino de história significativos à prática reflexiva de jovens do ensino médio visando a construção de projetos de vida, estabelecer a articulação entre autonomia e protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio para elaboração de projetos de vida, analisar o diálogo interdisciplinar que marca o ensino de história na BNCC do ensino médio exigência elaboração de projeto de vida, comparar e criticar propostas curriculares/metodológicas de projetos de vida em redes públicas estaduais de ensino em relação a sua vinculação com os contextos socioculturais de vida dos estudantes do ensino médio.O produto que se espera concretizar é um caderno didático-pedagógico, de suporte ao ensino de história,a ser utilizado por educadores para mediação da elaboração de projetos de vida, resultado da pesquisa participante por meio de oficinas de auto memória com jovens estudantes da 1ª série do Novo Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Ferreira da Silva, observação sistematizada para avaliação dos resultados das oficinas, identificação e crítica dos resultados. Esta pesquisa aprofunda os papeis formativos do ensino de história na construção de propósitos de vida dos estudantes do ensino médio, estabelece uma articulação curricular com outras áreas do conhecimento ao analisar as nuances da BNCC do ensino médio e permite a atualização de saberes teóricos e metodológicos no Projeto Político Pedagógico da escola universo da pesquisa. Possivelmente o desenvolvimento da pesquisa deverá trilhar ainda sobre aspectos curriculares da BNCC, do Novo Ensino Médio, bem como da construção do caderno didático-pedagógico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Externo à Instituição - PÂMELLA PASSOS DOS SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf