Banca de DEFESA: MARCOS JOSÉ DE SOUZA
23/05/2022 20:53
O presente estudo tem como objetivo investigar as potencialidades pedagógicas do filme Guerra de Canudos, 1997, Sérgio Rezende, a partir de dois grupos formados por alguns dos nossos exalunos e ex-alunas em Fátima, Bahia. Para tal, as referências bibliográficas e fílmicas usadas, formaram a base teórico-metodológica da Dissertação, as quais mediaram o conhecimento sobre o objeto empírico, o filme e as entrevistas/questionário aplicadas aos ex-discentes. Enquanto fundamento, buscou-se apoio teórico em pesquisadores tanto do Cinema quanto da Educação, e da relação Cinema-História como Ismail Xavier, David Bordwell, Robert Rosenstone, José D’Assunção Barros, Jorge Nóvoa, Jaques Rancière e Paulo Freire. O resultado revelou um filme que desenvolve aquelas potencialidades, pois promove e amplia o horizonte cultural, além de despertar a criticidade no indivíduo.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10