UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: THIAGO SILVA CONCEIÇÃO MENESES
17/05/2022 11:15

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO SILVA CONCEIÇÃO MENESES
DATA: 24/05/2022
LOCAL: https://meet.google.com/umu-vqug-mnu
TÍTULO: Monitoramento Global da Indústria de Alimentos Funcionais na Perspectiva da Ciência, Tecnologia e Inovação
PALAVRAS-CHAVES: Alimentos Funcionais, Bibliometria; Patentometria, Eficiência tecnológica, Competividade
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A nomenclatura e a regulamentação para alimento funcional foram inicialmente utilizadas no ano de 1984 no Japão, por meio de programas governamentais com o objetivo de desenvolver alimentos saudáveis para uma população com elevada expectativa de vida. Os alimentos funcionais representam uma das tendências da indústria alimentícia por oferecer vários benefícios a saúde, além do valor nutritivo inerente à composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças. A indústria alimentícia vem reforçando o investimento em pesquisadores e tecnologias visando os efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos à saúde do consumidor. O uso dos alimentos como veículo de promoção do bem-estar e saúde e como redutor dos riscos de algumas doenças tem incentivado as pesquisas de novos componentes naturais e o desenvolvimento de novos ingredientes. Desse modo, esta tese propõe investigar o cenário global da indústria de alimentos funcionais através do monitoramento da produção cientifica, tecnológica e inovação. Além disso, será utilizado o modelo CRS através da análise envoltória de dados para avaliar a eficiência tecnológica dos principais países e indústrias depositantes de patentes. A bibliometria e a Patentometria foram os métodos escolhidos para a análise dos dados por serem uma ferramenta quantitativa e estatística que permite mensurar e traçar indicadores da produção científica e tecnológica, observando as tendências das mais diversas áreas científicas e dos principais depositantes de patentes. A coleta de dados foi realizada nas bases Web of Science (WoS), Espacenet. Utilizou os softwares, Microsoft Excel para criação das tabelas, gráficos, Mapchart para elaboração de mapas e o VosViewer 1.6.17 possibilitou montar redes em formato de clusters. O Monitoramento Global da Indústria de Alimentos Funcionais na Perspectiva da Ciência, Tecnologia e Inovação, será uma oportunidade de compreender a dinâmica, perspectivas e nichos de mercado dos alimentos funcionais.

Externo à Instituição - ELIETE DOS REIS LEHNHART
Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA