Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE DE JESUS SANTOS
17/05/2022 11:19
A formação dos profissionais de saúde é fortemente influenciada pelo modelo biomédico e está muitodistante do cuidado integral. O Brasil experimenta um modelo alternativo de formação, com as Residências multiprofissionais em Saúde e sua integração ensino-serviço-comunidade, que consideram acomplexidade do processo saúde-doença-cuidado e estão fundamentadas na interdisciplinaridade. O presente trabalho se propõe a investigar como ocorre o processo de formação clínica de farmacêuticosem um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Para alcançar os objetivos propostos à pesquisa, está sendo realizado um estudo qualitativo, observacional, exploratório do tipoestudo de caso utilizando o referencial metodológico da autoetnografia analítica. O estudo está sendo realizado em quatro fases: 1) aproximação teórica com o objeto da pesquisa, 2) pesquisa documental, 3)pesquisa de campo e 4) elaboração e validação de uma proposta de treinamento em serviços para farmacêuticos residentes. Ao analisar o cenário das residências multiprofissionais no país, identificamos 528 programas ativos, sendo que em 312 o farmacêutico compõe a equipe multiprofissional. No cenáriode prática da Atenção Básica, 60 programas ofertam vagas para o farmacêutico, 28 (46%) destes,disponibilizaram os seus projetos pedagógicos para análise. Uma análise parcial mostrou que esses programas têm como finalidade formar profissionais de saúde para atuarem no campo da Atenção Básica, por meio da educação em serviço, visando o desempenho de atividades no SUS, tendo como referência os princípios da integralidade do cuidado, multiprofissionalidade e trabalho em equipe,objetivando a melhoria da saúde. A pesquisa de campo está sendo realizada no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Sergipe em Aracaju. Por meio da análise documental dos trabalhos de conclusão da residência e entrevistas semiestruturadas foram identificadas categorias importantes para elucidar como se dá o processo de formação, entre elas:competências desenvolvidas, multiprofissionalidade, linhas de cuidado, cuidado farmacêutico e promoção à saúde.
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