UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA DOS SANTOS FERREIRA
04/05/2022 12:45

DISCENTE: BRUNA DOS SANTOS FERREIRA
DATA: 06/05/2022
LOCAL: Virtual (Google Meeting)
TÍTULO: ESTIMAÇÃO DA LÂMINA E DO VOLUME DE ÁGUA COM DADOS DE RADAR DOS PRINCIPAIS RESERVATÓRIOS DO ESTADO DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Reservatórios. Sensoriamento remoto. Monitoramento
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil

A problemática acerca da disponibilidade de água, causadas pelo aquecimento global e as mudanças associadas nas oscilações climáticas, afetam os padrões, as intensidades e duração das precipitações e secas, consequentemente, afeta diversas populações por todo o mundo. Como meio de tentar resolver esse problema uma das alternativas encontradas é a construção de barragens, pela sua eficiência principalmente em regiões críticas. No estado de Sergipe essa variação tem afetado os recursos hídricos e preocupado a população, hoje, os reservatórios constituem um dos principais meios de obtenção de água, sendo de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico de uma microrregião. Para desempenhar seu papel de forma satisfatória, os reservatórios devem ser monitorados com a maior precisão possível, atualmente esse monitoramento é feito de forma lenta e passível de erros, além do gasto elevado. Como alternativa de baixo custo e com elevado nível de precisão, estudos mostram que dados de sensoriamento remoto vem sendo utilizados para monitorar/estimar a quantidade de água de barragens, apresentando uma alta resolução temporal e espacial. Dessa forma, esse trabalho busca ajustar modelos de estimativas do volume de água existente nos seis principais reservatórios do estado de Sergipe, que será realizado a cada 12 dias, no período de março de 2019 a março de 2022, a partir de dados de sensoriamento remoto. Para isso, serão utilizados dados hidroclimáticos de cota (m), volume útil (hm³) e precipitação pluvial (mm). A delimitação das áreas de drenagem foi realizada através do software GrassGIS. Para identificação dos reservatórios, serão obtidos dados do satélite Sentinel-1 SAR de banda C, bandas VV e VH. A lâmina d’água será estimada através dos dados obtidos das bandas do radar Sentinel-1, pelo processo de classificação supervisionado Classification and Regression Tree (CART). Toda coleta e processamento dos dados será realizado em nuvem, utilizando a plataforma Google Earth Engine (GEE). Com a obtenção dos dados será realizada análise estatística e ajuste dos modelos de regressão. Como principais resultados, pretende-se obter as estimativas do volume de água dos reservatórios estudados através dos dados de sensoriamento remoto, método de monitoramento mais barato e rápido que o convencional, além de disponibilizar uma base de dados técnico-científica, como mapas e metodologias que ajudarão os gestores na tomada de decisão e nos processos de gerenciamento.

Presidente - 1533419 - ANDRE QUINTAO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 2093438 - LUDMILSON ABRITTA MENDES
Interno - 447.004.903-49 - MARCUS AURÉLIO SOARES CRUZ

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10