Banca de QUALIFICAÇÃO: BELIJANE MARQUES FEITOSA
04/05/2022 13:30
A proposta da pesquisa é analisar como a Pedagogia do Terreiro e os ensinamentos fundamentados e vivenciados nas macumbas podem contribuir para um repensar epistêmico-metodológico sobre a formação de professores, colaborando com a decolonização do conhecimento. A partir de uma abordagem qualitativa, reflito a partir de um processo de autoetno(orís)grafias para narrar experiências de ser/viver/formar/estar no mundo. Meu argumento está dividido em: a) analisar, como os saberes e fazeres da pedagogia do terreiro podem caminhar com os saberes da pedagogia escolar numa perspectiva decolonial; b) identificar interlocuções formativas numa perspectiva decolonial de valorização de conhecimentos outros ausentes da academia no sentido de compor currículos afrorreferenciados; c) narrar como os saberes e fazeres da pedagogia do terreiro podem se articular com os saberes da pedagogia na universidade e trançar teias que possibilitem uma formação de professores atravessada pela decolonialidade.
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