UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: VICTOR ADRIANO RAMOS
03/05/2022 01:10

DISCENTE: VICTOR ADRIANO RAMOS
DATA: 29/04/2022
LOCAL: On line
TÍTULO: TEM NEGRA NESSA NOVELA? REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA EM TELENOVELAS DA REDE GLOBO
PALAVRAS-CHAVES: Representação; Telenovela; Feminismo negro: Narrativa
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
ESPECIALIDADE: Roteiro e Direção Cinematográficos

O presente trabalho empreende uma análise da presença da mulher negra nas telenovelas da Rede Globo, com foco nas produções compreendidas entre os anos 2010 e 2020. Ao executarmos o levantamento das obras produzidas no período, destacamos aquelas em que personagens femininas negras tenham atingido o posto de protagonismo. Sendo assim, selecionamos a telenovela Lado a lado (2012-2013) como objeto de análise, compreendendo que seu enredo destaca as personagens negras as colocando como protagonistas de suas narrativas. A partir da seleção do corpus, nos debruçamos na construção metodológica a partir do pensamento feminista negro e das concepções de análise social desenvolvidas pelas autoras estadunidenses Patricia Hill Collins (2019) e bell hooks (2019)”, além da socióloga brasileira Lélia Gonzalez (2020). Estabelecida estas perspectivas teóricas, buscamos empreender uma análise de conteúdo evidenciando as categorias defendidas por tais autoras. O processo metodológico utiliza o conceito desenvolvido por Rose (2002), intitulada “análise da imagem em movimento”, que leva em consideração a análise especifica dos fenômenos televisivos. Nosso tensionamento central é compreender como essas representações atuam para quebrar noções estereotipadas da população negra em geral e especifico da mulher negra, ou se mantêm conceitos racistas e pré-determinados, que são a maneira comum como a população negra é representada na televisão aberta no Brasil.

Presidente - 1692380 - ANA ANGELA FARIAS GOMES
Interno - 1362715 - LUIZ GUSTAVO PEREIRA DE SOUZA CORREIA
Externo ao Programa - 1694589 - ALESSANDRA CORRÊA DE SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf