UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: LEONARDO DE ALMEIDA SANTOS
29/04/2022 08:58

DISCENTE: LEONARDO DE ALMEIDA SANTOS
DATA: 12/05/2022
LOCAL: Videoconferencia
TÍTULO: Avaliação do impacto do uso de agrotóxicos na saúde mental de trabalhadores de comunidades agrícolas do município de Lagarto - SE
PALAVRAS-CHAVES: Saúde mental. Agrotóxicos. Trabalhador rural.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O presente estudo teve como objetivo principal avaliar a ocorrência de transtornosmentais comuns em trabalhadores de comunidades agrícolas expostos a agrotóxicos.Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico, com trabalhadores rurais, queutilizavam agrotóxicos na lavoura e residiam no município de Lagarto-SE. Os dadosforam coletados entre os meses de maio a setembro de 2021 por meio de visitas técnicasno sindicato rural do município. Foi utilizado um questionário para coleta de dados, comas seguintes variáveis: dados de identificação, sociodemográficos, clínicos, cuidadoscom a saúde, sintomas físicos e emocionais associados ao uso de agrotóxicos einformações sobre a prática do uso de pesticidas. Além deste, foi utilizado o Self-Reporting Questionnaire (SQR-20), escala multidimensional, para a suspeiçãodiagnóstica de transtornos mentais comuns. Todas as fases desta pesquisa foramrealizadas em consonância com as questões ético-legais da resolução n. 466/12 doConselho Nacional de Saúde e aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa daUniversidade Federal de Sergipe (CAAE 15412119.4.0000.5546). Os dados foramorganizados no Microsoft Excel e a análise foi feita no programa estatístico - versão 6.0do Graph Pad Prism software. Foi aplicado o Coeficiente Alfa de Cronbach, paraverificar a consistência e a confiabilidade do instrumento, teste exato de Fischer paraverificar existência de associação entre as variáveis estudadas. Foram consideradasdiferenças estatisticamente significativas quando p < 0,05. Amostra foi composta por95 indivíduos, sendo 59% do sexo masculino e 41% do sexo feminino. Verificou-se queo maior percentual dos indivíduos, 53%, encontrava-se na faixa etária entre 40 e 59anos. Destacou-se a baixa escolaridade dos participantes da pesquisa, pois 43% delesrelataram possuir ensino fundamental incompleto. Foi visto que 74 (78%) voluntáriosatuavam na agricultura há mais de 20 anos. A análise dos dados do SQR-20 demonstrouque praticamente a metade dos participantes da pesquisa 45 (47%) apresentousofrimento mental. Verificou-se que existe uma relação significativa (p<0,05), entretempo de agricultura e de exposição a agrotóxicos com os transtornos mentais comuns.Nossos resultados sugerem que o uso indiscriminado de pesticidas pode estar associadoa ocorrência de transtornos mentais comuns, demonstrando a relevância dainvestigação do impacto da exposição a agrotóxicos na saude destes individuos.

Presidente - 3026181 - LÍVIA CRISTINA RODRIGUES FERREIRA LINS
Externo à Instituição - MARINA FREIRE DE SOUZA
Interno - 2229438 - MOACIR DOS SANTOS ANDRADE

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e