UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 07 de Maio de 2024

Banca de DEFESA: BRUNO DE ANDRADE SILVA
29/04/2022 13:25

DISCENTE: BRUNO DE ANDRADE SILVA
DATA: 12/05/2022
LOCAL: Miniauditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
TÍTULO: SUPORTE SOCIAL, SINTOMATOLOGIA ANSIOSA-DEPRESSIVA E IDEAÇÃO SUICIDA ENTRE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Suporte Social; Ideação Suicida; Estudantes de Ciências da Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Psiquiátrica

INTRODUÇÃO: O ingresso do jovem na universidade representa a transição para o mercado de trabalho, e todo esse trajeto de mudanças e possibilidades revela-se em um processo desafiador e angustiante o que o torna suscetível a uma vulnerabilização da saúde mental. Conflitos existenciais e traços psicopatológicos latentes e, no extremo, o processo suicida, pode emergir durante esse período e todo esse processo é influenciado por características pessoais, circunstâncias sociais e culturais, que interferem na adaptação do jovem ao contexto universitário. OBJETIVO: Verificar a existência de associação entre ideação suicida e suporte social, sintomatologia ansiosa-depressiva entre estudantes universitários dos cursos de ciências da saúde da Universidade Federal de Sergipe. METODOLOGIA: Estudo observacional, de corte transversal e abordagem quantitativa. O estudo foi realizado por meio do google formulários, o qual foi respondido por 190 estudantes de ciências da saúde da Universidade Federal de Sergipe, dos seguintes campi: São Cristóvão, Aracaju e Lagarto. Ocorreu entre os meses de novembro de 2020 e julho de 2021. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Questionário de Ideação Suicida, Escala de Satisfação com o Suporte Social e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. RESULTADOS: Os estudantes apresentaram baixa e média satisfação com o suporte social 139 (73%), o teste de associação revelou diferença estatística entre as faixas etárias dos estudantes (p=0,040). As dimensões do suporte social mais fortemente associadas ao potencial risco de suicídio foram: intimidade (p<;0,001) e satisfação com a família (p<0,001). Os sintomas de depressão grave e muito grave foi relatado por 66 (34,7%), obteve-se também associação estatística entre depressão e potencial risco de suicídio (p<0,001). Níveis graves e muito grave de stress foi relatado por 79 (41,5%) e o stress também foi associado ao potencial risco de suicídio (p<0,001). A ansiedade apresentou-se como um fator de risco para o potencial risco de suicídio (OR 1,09). CONCLUSÃO: Suporte social é um fator de proteção para o desenvolvimento de ideação suicida, o curso da pandemia pode ter sido um fator agravante na satisfação com o suporte social dos estudantes. Sintomas depressivos são fatores de risco para ideação suicida, assim como o stress, que pode evoluir para quadros graves e deterioração da saúde física e mental, podendo levar a precipitação de transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Os sintomas de ansiedade quando em níveis elevados podem interferir negativamente na autoeficácia do discente e por consequência em todo o leque de atividades diárias.

Presidente - 2029205 - ANDREIA FREIRE DE MENEZES
Interno - 2102691 - CRISTIANE FRANCA LISBOA GOIS
Externo ao Programa - 1738313 - CARLA KALLINE ALVES CARTAXO FREITAS
Externo ao Programa - 6426549 - ANA CRISTINA FREIRE ABUD