Banca de DEFESA: JONIELTON OLIVEIRA DANTAS
04/04/2022 16:37
A educação ambiental mesmo sendo um campo conceitual já consolidado, com princípios e objetivos bem definidos que a colocam em posição central no processo de mudança para o desenvolvimento sustentável, não tem conseguido potencializar a transformação que propõe em relação à conscientização, sensibilização e mudança de atitude das pessoas frente às questões socioambientais, tampouco assumir a vanguarda das transformações necessárias na própria educação escolar. No tocante à educação formal, várias explicações são dadas para o insucesso da educação ambiental, sendo a formação de professores apontada como um dos pontos mais problemáticos. Assim, este estudo defende a tese de que a efetivação da educação ambiental no âmbito da educação formal pressupõe uma pedagogia que lhe forneça suporte, uma pedagogia alinhada ao pensamento complexo, que assume a complexidade dos processos educativos na relação com a dimensão ambiental, uma pedagogia ambiental. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver as diretrizes de uma pedagogia ambiental a partir da mobilização do repertório de saberes da profissionalidade docente mediante estratégias didático-pedagógicas de formação continuada de professores em educação ambiental. A fim de atender essa proposição, adotou-se a abordagem qualitativa, ancorando-se em pressupostos e procedimentos relativos à pesquisa-ação mediante desenvolvimento do Processo Formador em Educação Ambiental e Profissionalização da Docência, de modo remoto, como principal estratégia para promover o diálogo de saberes sobre educação e meio ambiente entre o pesquisador e os professores que exercem à docência na Educação Básica em escolas públicas situadas em municípios que integram a Diretoria Regional de Educação - 02 (DRE-02) da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado de Sergipe (SEDUC/SE). Devido à pandemia do Coronavírus (Sars-Cov-2) a ação foi desenvolvida em formato remoto, utilizando-se de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A ação contempla seis etapas, nas quais foram utilizados procedimentos e instrumentos de coleta de dados adaptados às ferramentas digitais, como questionários (formulário on-line), análise documental – aplicada nas mensagens do chat geradas nos encontros on-line (Meet), nos fóruns de discussão (Classroom), e nas gravações das videoconferências. O conteúdo produzido nesse processo foi submetido a técnica de Análise de Conteúdo, de forma a inferir uma interpretação sobre os resultados que atenda aos problemas e objetivos definidos para esta pesquisa. Os resultados obtidos revelam uma diversidade de saberes que compõem o repertório da profissionalidade docente, contribuindo efetivamente para a elaboração de diretrizes teórico-práticas da pedagogia ambiental, com potencial de transferência para diferentes contextos geoculturais. Ademais, como produto deste estudo apresenta-se um itinerário de implementação da pedagogia ambiental em escolas, com a finalidade de subsidiar a tomada de decisão e a adoção de estratégias por parte dos gestores e professores.
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