Banca de DEFESA: JAMILE DOS SANTOS SANTANA
18/03/2022 10:44
O debate sobre as limitações de um modelo de educação científica dita “tradicional” para atuar numa sociedade da informação e do conhecimento vem desencadeando discussões acerca das necessidades de inovação e produção de currículos com novas formas de ensinar ciências. Em meio a esse contexto de reformas curriculares a História da Ciência por meio da investigação de objetos de ciência e tecnologia (C&T), apresenta-se como uma abordagem que pode promover um ensino capaz de relacionar significativamente discussões de e sobre ciências. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta contexto histórico de objetos C&T e a relevância da sua utilização para o ensino. Apresentamos como pressuposto que a história “por trás” de objetos C&T pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos a eles relacionados. Como estudo de caso, consideramos os objetos presentes no museu do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) através de uma perspectiva pedagógica que busca responder, com base nos resultados encontrados na literatura,a como o objeto C&T escolhido pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos O presente trabalho é caracterizado como bibliográfico e estruturado de acordo com as ideias da pesquisa em desenvolvimento, ou, Design Research.
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