Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO HENRIQUE SOUZA DE JESUS
11/03/2022 16:32
O refúgio é um fenômeno que acompanha a história da humanidade e está aumentando demaneira exponencial na sociedade globalizada. A globalização não aumenta apenas acirculação de pessoas entre nações, ela também afeta o fluxo de capital, consumo eintersubjetividades por meio das grandes transformações do mundo ocidental (BECK, 2011;GIDDENS, 1991; BAUMAN, 2007). Mundo este que está se tornando cada vez maisestetizado (FEATHERSTONE, 1995; LIPOVETSKY e SERROY, 2015) e que as imagensganham cada vez mais poder, inclusive, com uma dimensão política em prol da alteridade,fazendo com que haja uma indiferença com o sofrimento de populações subjugadas comooutro, como refugiados (BUTLER, 2015; 2019a; SONTAG, 2003 e 2004). Tendo em vista oque foi afirmado anteriormente, a presente dissertação busca analisar as formas maisrecorrentes por meio das quais a dor dos corpos de refugiados venezuelanos é retratada nasdiferentes abordagens do fotojornalismo brasileiro. Para cumprir o presente objetivo, foirealizada uma síntese metodológica de diferentes autores como Panofsky (2001), Bourdieu(2003), Barthes (1984), Sontag (2004) e Butler (2019a), para realizar uma análise dasimagens buscando compreender seus aspectos estéticos, estruturais e simbólicos.
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