Banca de DEFESA: ANDRE ANDRADE RABELO
23/02/2022 07:55
A abordagem da Segunda Lei da Termodinâmica no Ensino Médio é superficial e decorre daí a pouca compreensão do significado da grandeza entropia, ou da degradação da energia. Este trabalho propôs, por meio de uma sequência didática, mostrar que a compreensão mais rigorosa da Segunda Lei é capaz de demonstrar, via degradação, a dificuldade de se estabelecerem padrões sustentáveis de desenvolvimento, sob o paradigma do crescimento econômico, ultrapassando o enfoque tradicionalmente relacionado apenas ao estudo das máquinas térmicas. Aproximando-se do que preconizam os PCNs, a sequência articulou os conceitos e leis físicas à vivência dos alunos, atribuindo-lhes significado. Aplicada com a participação ativa dos alunos em uma adaptação para o ensino remoto da metodologia Ensino sob Medida, procurou promover a autonomia para aprender do educando, atiçando sua curiosidade com a temática ambiental, sem negligenciar a abstração teórica da Física. O uso da metodologia inseriu ativamente os alunos no processo de aprendizagem, o que aumentou a participação na aula e possibilitou, além de bom índice de acerto em questões de vestibulares e Enem, a aquisição de um conhecimento mais amplo e crítico da conexão entre o mundo natural e o social.
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