Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANE ROSARIO DO NASCIMENTO
21/02/2022 11:43
Este estudo tem o objetivo de demonstrar os processos acerca do consumo e descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos em uma escola de Poço Verde, através de práticas de Educação Ambiental crítica que promovam a formação do sujeito ecológico. A relação entre a produtividade e o consumismo, principalmente na população jovem, aumenta a produção de resíduos eletroeletrônicos e o seu descarte inadequado no meio ambiente gerando impactos socioambientais significativos, sendo um assunto pouco trabalhado no âmbito escolar. Nesse sentido, a pesquisa conversa com alguns autores sobre alguns pontos que corroboram para o entendimento da situação-problema, tais como Magera (2017) e Xavier e Carvalho (2014) no âmbito dos resíduos eletroeletrônicos, Fromm (1987) e Chiavenato (2004) tendo uma relação com o consumismo e a ideia do ser e ter; Carvalho quanto ao sujeito ecológico, Freire, Loureiro (2002 e 2009), Layrargues (2002) e Leff (2001, 2002 e 2006) no âmbito da Educação Ambiental. A pesquisa é caracterizada como bibliográfica e de campo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Espera-se com o trabalho, através das práticas da Educação Ambiental Crítica, auxiliar na formação do sujeito ecológico.
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