UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: JORGE DOUGLAS VIEIRA CABRAL SOUZA
18/02/2022 03:13

DISCENTE: JORGE DOUGLAS VIEIRA CABRAL SOUZA
DATA: 18/02/2022
LOCAL: Sala virtual de defesas do PROFHISTÓRIA
TÍTULO: O Ensino de História de Muribeca (SE) a partir do patrimônio material
PALAVRAS-CHAVES: História Local, Ensino de História, Projeto Didático e Educação Patrimonial
ÁREA: História

Este trabalho busca analisar a relevância que existe entre o ensino de História local e o Patrimônio material da cidade de Muribeca/SE a partir da observação, registro e pesquisa das mudanças e permanências sobre o espaço urbano. Interessa-nos refletir sobre como as mudanças ocorridas no patrimônio material e seu entorno auxiliam no ensino de História e nas diversas abordagens possíveis a partir da memória coletiva e compartilhada na vivência dos discentes na comunidade. Na tentativa de responder a essa e outras questões, desenvolvemos um Projeto Didático a partir dessa temática que recebeu o seguinte título: “Conhecendo minha cidade pelas fotografias e visitas ao Patrimônio Material”. Nesse sentido, relacionamos História e valorização da identidade local através do patrimônio material da cidade de Muribeca/SE. Nosso Projeto Didático foi desenvolvido para ser executado com alunos do sexto ano do Ensino fundamental da Escola Estadual Almirante Barroso da Cidade de Muribeca(SE). No primeiro momento, será abordado o conceito de patrimônio e um trabalho de campo com a coleta de fotografias antigas da cidade. No segundo momento é prevista a visita aos prédios visualizados nas fotos, possibilitando aos alunos o trabalho com permanências e mudanças. Num terceiro momento, ocorre a produção de materiais queé seguida pela exposição das fotos e textos produzidos pelos discentes. Com esse trabalho, esperamos sanar a carência de material didático sobre a história local, sobretudo da cidade de Muribeca/SE, e aguçar o sentimento de pertença em relação patrimônio contribuindo para sua preservação.

Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO
Externo à Instituição - MARIANA EMANUELLE BARRETO DE GOIS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10