UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: CAMILLO GUSTAVO XAVIER COSTA
18/02/2022 03:12

DISCENTE: CAMILLO GUSTAVO XAVIER COSTA
DATA: 23/02/2022
LOCAL: Sala virtual de defesas do PROFHISTÓRIA
TÍTULO: O PATRIMÔNIO MATERIAL DIGITALIZADO: UM CIRCUITO HISTÓRICO A SERVIÇO DO ENSINO DE HISTÓRIA E DO PATRIMÔNIO LOCAIS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. História Local. Patrimônio Cultural.
ÁREA: História

Esta dissertação objetiva integrar Ensino de História, História Local, Patrimônio Cultural Material e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, a exemplo do QR Code e de Web Site. Com este trabalho, pretendeu-se desenvolver nos estudantes sergipanos a consciência e empatia históricas, o zelo pelo Patrimônio do Centro Histórico de Aracaju, o conhecimento e apreço pela História Local, dando a ela sentido, bem como contribuir para superação do tradicionalismo no ensino. Identificamos em nossa pesquisa que no ensino fundamental maior há uma carência de material didático que verse sobre História Local, material esse baseado nas competências e habilidades contemplados no Currículo Sergipano. Buscando preencher essa lacuna, desenvolvemos um paradidático a ser usado por professores e estudantes sergipanos dos 8º e 9º anos das redes particular e pública de ensino. Entendemos o monumento como documento, vemo-nos como um elo entre o presente e o passado. Com essa compreensão, criamos um Circuito de visitação ao patrimônio material, o qual denominamos Circuito Histórico, constituído de duas sequências histórico-patrimoniais e envolvendo oito monumentos. Ele é abalizado na História Nacional-Local e tem por fundamentos a experimentação do patrimônio, seja pela via digital e (ou) física, perspectivando sua contraposição e o tomando de forma investigativa. Formam o nosso campo teórico autores como Jörn Hüsen (2010), Cerri (2011), Lee (2003, 2006 e 2016) e Pelegrini (2009).

Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Externo ao Programa - 426623 - VERÔNICA MARIA MENESES NUNES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10