UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: RUY MOISÉS ARAUJO BISPO
16/02/2022 13:26

DISCENTE: RUY MOISÉS ARAUJO BISPO
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO PROPOSTA À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ITAPICURU- BA
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Histórica. Ensino de História. História Local. Manual Didático. Itapicuru-BA.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

A presente pesquisa teve como objetivo compreender como professores/as trabalharam com a perspectiva da História Local no município de Itapicuru, Bahia, após a implementação do currículo municipal no ano de 2020. Nesse sentido, fez-se necessário observar como fora conduzida a aprendizagem histórica significativa dos estudantes, por meio da História Local, durante a pandemia Sars-cov-2 nos anos de 2020 e 2021. De cunho qualitativo, a pesquisa se utilizou de leituras bibliográficas e da elaboração de um questionário respondido por onze professores regentes da rede municipal de ensino das três escolas escolhidas. Os docentes puderam expor seus relatos de experiência, as suas abordagens trabalhadas em sala de aula e indicar como é utilizada a História Local. A pesquisa teve como cerne a articulação entre os conceitos acadêmicos e o saber docente, bem como a elaboração de um produto didático-pedagógico que é o manual didático para professores sobre a História Local do município de Itapicuru/BA. Nele, contemplam-se sequências didáticas alinhadas aos conteúdos substantivos, para que não só os professores do município, mas também de outras localidades, possam adaptar à sua realidade e tenham um material para usar com os estudantes.

Presidente - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Externo à Instituição - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
Externo à Instituição - CLOTILDES FARIAS DE SOUSA