Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DA SILVA CARVALHO
11/02/2022 17:56
A Educação Ambiental numa perspectiva integradora busca a essência dos problemas socioambientais em sua raiz proporcionando uma reflexão crítica dos espaços. Desse modo, contribui para formar sujeitos sociais capazes de compreender as relações entre a sociedade-natureza e intervir nos problemas ambientais. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de aprendizagem a partir da Educação Ambiental como ferramenta para formação do estudante ecológico na terceira série do Ensino Médio do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas. Nesta sentido, a pesquisa apresentará uma abordagem qualitativa, estruturada sob o Método Ativo, a partir da Dialética Freireana com base no diálogo e na ação-reflexão-ação. Os procedimentos metodológicos que serão utilizados, a saber: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e práticas das metodologias ativas, a partir do Arco de Maguerez. As ações realizadas durante o estudo resultarão na construção de um Produto - cartilha com diretrizes para professores formar discentes ecológicos através de atividades de Educação Ambiental, como propostas para aulas ou projetos interdisciplinares no Ensino Médio. Desta forma, o presente trabalho contribuirá na formação dos estudantes ecológicos para transformação social.
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