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Notícias

Banca de DEFESA: ANA TERESA DA SILVA NETO
08/02/2022 09:00


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA TERESA DA SILVA NETO
DATA: 22/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: ..
TÍTULO: REDE DE COOPERAÇÃO PARA APOIAR OS PEQUENOS NEGÓCIOS NO REGISTRO DE MARCA
PALAVRAS-CHAVES: Registro de Marca; Pequenos Negócios; Modelo Rede de Cooperação.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

As marcas têm sido estudadas extensivamente por um longo período, e os diversos estudos (Aaker, 1996; Keller, Lehmann, 2006; Oliveira, Luce, 2011; Pereira, Ardigó, Limberger, 2021), retratam a importância delas para a sociedade e empresas. Para as empresas, os autores argumentam que as marcas representam um ativo intangível que pode ser comprado e vendido, tornam as empresas mais competitivas, melhoram o desempenho financeiro e são um ativo estratégico para empresas que competem com base em diferenciação e fidelização de clientes. O registro de marca é um mecanismo legal de proteção que deve ser utilizado pelas empresas, sejam elas pequenas ou grandes. No Brasil, o direito de marcas é normatizado pela Lei 9.279 de 14 de maio de 1996, denominada como a Lei da Propriedade Industrial, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial (BRASIL, 1996). Alguns estudos na literatura (Crass 2020; Singh 2018;Iversen, 2003) apresentam que as pequenas empresas registram menos as suas marcas do que as grandes empresas. Diante desse contexto, este estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de rede de cooperação para apoiar os pequenos negócios no registro de suas marcas. O estudo é de natureza teórico-empírica e classificado como exploratório e descritivo. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura dos temas abordados no estudo e constata-se como fatores essenciais para a formação e desempenho de uma Rede de Cooperação os constructos: confiança, colaboração e conhecimento. A seguir, foi realizada uma pesquisa de campo com 45 pequenas empresas de Sergipe que estavam em busca de orientações sobre o processo de registro de marca. Os resultados apontam que 100% das empresas não possuem o registro de suas marcas, a maior parte dos empresários (91%) desconhece o processo de registro de marca e 98% dos empresários querem fazer o registro da marca para se proteger dos concorrentes. Dando prosseguimento, foi construído o modelo conceitual, e, realizada uma pesquisa de campo do tipo quantitativa com 176 participantes de todos os estados brasileiros e que representam instituições públicas e privadas que atuam com ações de apoio para as pequenas empresas. O método utilizado foi o survey e a coleta de dados foi realizada via a aplicação de um questionário online utilizando da escala de Likert de 5 pontos. Para a análise dos dados foi utilizada a modelagem de equações estruturais, conduzida com a utilização do software estatístico SmartPLS e o método usado foi o denominado mínimos quadrados parciais, que mostra-se adequado para modelar complexas relações com múltiplos relacionamentos de dependência e independência entre variáveis latentes. De acordo com os resultados, pode-se inferir que a Confiança se relaciona positivamente com a Colaboração, a Colaboração se relaciona positivamente com a Rede de Cooperação e com o Conhecimento: Pequenos Negócios e o Conhecimento: Registro de Marca se relaciona positivamente com a Rede de Cooperação, porém o Conhecimento: Pequenos Negócios não influencia positivamente a Rede de Cooperação. Na análise multigrupo entre os funcionários públicos e privados, a diferença encontrada é na dimensão Conhecimento: Registro de Marca, pois os resultados mostram que somente no grupo de funcionários públicos, pode-se inferir que o Conhecimento: Registro de Marcas influencia a Rede de Cooperação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ILKA MARIA ESCALIANTE BIANCHINI
Interno - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO
Interno - 1166728 - JOSE RICARDO DE SANTANA
Externo à Instituição - LUIS FELIPE DIAS LOPES
Presidente - 380.837.950-20 - SUZANA LEITAO RUSSO

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