UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILSONITA DE MELO UBIRAJARA
04/02/2022 13:03

DISCENTE: WILSONITA DE MELO UBIRAJARA
DATA: 04/02/2022
LOCAL: https://meet.google.com/cwi-njgy-bpb
TÍTULO: PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFS SOBRE INOVAÇÃO E SUA POLÍTICA INSTITUCIONAL
PALAVRAS-CHAVES: inovação; Universidade; Survey.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Discussões sobre inovação têm permeado diversos ambientes, desde empresas a universidades, motivadas pela percepção dos indivíduos ou organizações sobre a necessidade de buscar novas alternativas para melhorar produtos, serviços ou processos. Assim, a inovação assume papel de ferramenta estratégica para a competitividade de organizações de qualquer porte. Neste contexto, torna-se, então, importante a adequada definição da temática. O Manual de Oslo (OECD, 2018), define inovação como um produto, ou processo, novo, ou melhorado, que tem diferença significativa dos anteriores e que foi disponibilizado a potenciais usuários (produtos) ou postos em uso pela organização (processos). Observa-se, então, que inovar é agregar valor a partir da construção de diferenciais que resultam em novas formas de fazer as mesmas coisas ou, ainda, de fazer melhor as mesmas coisas, mas com melhores indicadores. O processo para desenvolvimento da inovação perpassa por atividades internas à organização e por sua interação com outras organizações e com o ambiente em que está inserida. Tais interações, podem ser explicadas pelo conceito de Hélice Tríplice que prevê a interação entre universidade-indústria-governo, sendo a Universidade fonte de empreendedorismo, tecnologia, inovação e contribuindo para o progresso técnico do setor produtivo. A fim de se adequar a este cenário as Universidades precisam modificar suas estruturas tradicionais e desenvolver uma cultura interna voltada para o empreendedorismo e para a cooperação com o setor produtivo. Necessitam, portanto, incutir na comunidade acadêmica o entendimento do que vem a ser inovação e de como a mesma pode ser abordada e/ou explorada na Universidade. Desta forma, este estudo tem por objetivo identificar, de forma analítica, a percepção da comunidade acadêmica sobre a inovação, no intuito de contribuir para o direcionamento de ações sobre o tema. Trata-se de pesquisa de abordagem quali-quantitativa, cujos dados foram obtidos por meio de levantamento amostral (survey), através de uma escala de atitudes do tipo Likert, de caráter ordinal, na qual os respondentes informam seu grau de concordância ou discordância em relação a enunciados formulados, segundo uma graduação de 1 a 5. Para tanto, utilizou-se instrumento construído especialmente para obtenção de dados junto à comunidade acadêmica da UFS. O questionário foi disponibilizado aos respondentes de forma online, através da ferramenta Google Forms, de modo a possibilitar uma maior abrangência da pesquisa. Para análise dos dados foi utilizado o método de análise fatorial, um conjunto de técnicas estatísticas multivariadas que estuda correlações entre um grande número de variáveis agrupando-as em fatores. O tratamento dos dados foi realizado com o auxílio do software IBM SPSS Statistics 28.0, optando-se pelo método de análise de componentes principais com rotação Varimax, uma vez que facilitam a aglutinação dos fatores por similaridade. A etapa de validação do instrumento apontou para alta consistência interna do instrumento (α de Cronbach =0,915) e teste de esfericidade de Bartlett estatisticamente significante (p-valor <0,001), possibilitando a expansão da aplicação para uma amostra mais expressiva da população alvo.

Presidente - 1201910 - FRANCISCO SANDRO RODRIGUES HOLANDA
Interno - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO