Banca de DEFESA: JOCELMO DE MORAIS FRANÇA
31/01/2022 13:44
Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo caracterizar entendimento(s) sobre a resolução de problemas a partir do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático de Matemática do Ensino Fundamental anos finais. Para isso foi utilizado como fontes o Edital e o Guia do Livro Didático das edições do PNLD de 2002 a 2020, referente aos anos finais do Ensino Fundamental. Como referência para entendimento(s) da resolução de problemas foi utilizado Stanic e Kilpatrick (1989), Onuchic (1999) e Trindade (2012). Nas considerações é possível constatar que os Editais do PNLD não evidenciam explicitamente um entendimento para a resolução de problemas, contudo nos apropriando das referências utilizadas temos que a resolução de problema como capacidade foi sugerida para o ensino da Matemática no PNLD para os anos finais do Ensino Fundamental de 2008 a 2017. Nesse mesmo período também é possível constatar a presença do entendimento da resolução de problemas como recurso, contudo de maneira desfavorável à sua adoção. No edital do PNLD da edição de 2017 foi identificado indícios da Resolução de Problemas como metodologia, uma das mudanças com relação às edições anteriores. E na edição de 2020, o edital não apresentou nenhum entendimento. Já nos Guias do Livro Didático é possível verificar mudanças processuais no entendimento da resolução de problemas explicitando no último Guia PNLD 2020 a indicação de sua utilização como metodologia.
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