UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

OFERTA 2021.2 Entenda porque o DLEV optou por ofertar todos os componentes de modo Totalmente Remoto (TR)
29/01/2022 23:13

OFERTA 2021.2

Todos nós queremos voltar às aulas presenciais, mas as condições de segurança do momento sanitário ainda não nos permitem retorno.

Com a volta à Fase 2 da Retomada Gradual (aprovada por unanimidade pelo CONSU, considerando a Nota Técnica Nº 01/2022 do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da UFS) o DLEV decidiu em reunião de Conselho Extraordinária e urgente, realizada no dia 29/01/2022, manter o semestre 2021.2 de modo TOTALMENTE REMOTO (TR), pela preservação da vida!

É importante saber as razões:

Pelo alto poder de contaminação da variante ômicron e da síndrome gripal H3N1;

-  Pelo elevado índice de contaminação na comunidade técnica da UFS (60% dos terceirizados e 35% dos técnicos foram positivados e sem ainda a circulação de alunos e professores no campus);

- O momento sanitário requer cuidados e não há condições sanitárias para a volta ao presencial:

- Embora a UFS esteja muito voltada para as questões de higienização, ainda estamos temerosos, pois entendemos que as salas ainda não estão adequadas para atender à demanda do quantitativo de alunos que frequentarão o campus;

-Conforme estudo feito por Professores de Engenharia Florestal, as condições de renovação do ar interno nas salas de aula da UFS ainda não são adequadas para receber os alunos para o semestre letivo presencial;

- Estudantes que utilizam sistemas de transporte coletivo estarão se expondo ainda mais ao se locomoverem das suas casas/trabalhos para a UFS;

- Muitos estudantes estão impossibilitados de locomoção para a UFS, pois não há garantia dos serviços de transporte cedidos pelas Prefeituras das cidades onde moram;

- Contamos já com um número considerável de professoras e professores afastados pela covid-19 e pela síndrome gripal H3N1.

Somado a isso:

- Todos os componentes ofertados pelo DLEV foram garantidos em todos os semestres de modo remoto sem prejuízos em termos de conteúdo e sem riscos à saúde do nosso corpo docente e discente;

- A parte prática dos Estágios é feita nas escolas e depende de condições sanitárias adequadas para acontecerem;

- A Nota de Esclarecimento do Conselho Nacional de Educação, de 27 de janeiro de 2022, que considera a necessidade de as instituições adequarem os ambientes para a volta ao presencial e a obrigação das instituições de zelar pela segurança e manutenção da saúde da comunidade escolar.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e