Banca de DEFESA: KATE CONSTANTINO PINHEIRO DE ANDRADE OLIVEIRA
26/01/2022 11:14
Este trabalho investiga o que denominamos mercado de línguas. Nosso objetivo é compreender o que é saber uma língua estrangeira a partir de cursos livres de francês e inglês no Brasil. Pesquisamos os sentidos e significados produzidos na aprendizagem de línguas estrangeiras de pessoas adultas, nos espaços e tempos daqueles cursos livres. Nossa fundamentação teórica e metodológica é a Relação com o Saber, de Charlot (2000, 2001, 2005, 2009, 2013, 2020, 2021), que nos permite levantar questões socio-históricas e sociodidáticas sobre o assunto. Como alternativa à escola regular, os cursos livres de línguas estrangeiras são numerosos no Brasil e no mundo e funcionam na lógica do mercado privado, na educação profissionalizante e na formação para o mercado de trabalho. Um movimento de descrição dos espaços que oferecem cursos de língua francesa e inglesa entendendo a natureza desses lugares de aprendizagem nos permitiu o desenho do que chamamos de mercado de línguas estrangeiras. O corpus dessa investigação é formado pela legislação sobre o ensino de línguas, jornais de circulação nacional e local, documentos pedagógicos e discursos de alunos e ex-alunos de cursos livres de francês e/ou inglês. Como instrumentos de coleta de dados junto aos participantes da pesquisa, foram aplicados um questionário aberto e uma adaptação do Balanço de Saber.
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