Banca de DEFESA: AUGUSTO MOUTINHO MIRANDA
21/01/2022 15:12
Com a expansão cronológica da arqueologia, através principalmente dos estudos do campo do Passado Recente, novas abordagens acabaram emergindo, entre elas se destaca a arqueologia da contemporaneidade: a partir do tempo presente busca-se criar uma metodologia arqueológica para estudar a materialidade da atualidade. As produções gráficas contemporâneas fazem parte do cotidiano dos habitantes das cidades, seja uma parede grafitada com uma letra de música, uma declaração de amor, uma paisagem ribeirinha, ou mesmo um “pixo” cobrando moradia ou expressando palavras de protestos. Nesse sentido Belém, se apresenta com uma riqueza dessas atividades desenvolvidas por pessoas isoladas ou coletivos de ruas que procuram expressar suas ideias, sentimentos ou indignação, extravasando nos suportes parietais a partir dos grafites e “pixações”. Diante de tais reflexões, esta dissertação busca identificar junto aos autores das produções gráficas contemporâneas e parte da sociedade belemense a identidade dessa atividade no ambiente urbano, procurando compreender as consequências com este tipo de atividade, tentando entender as tensões sociais existentes nestes espaços. Para isso buscou-se na arqueologia da contemporaneidade e na paisagem, elementos para o desenvolvimento metodológico desta pesquisa.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10