Banca de DEFESA: AUGUSTO MOUTINHO MIRANDA
21/01/2022 08:44
Com a expansão cronológica da Arqueologia, através principalmente dos estudos do campo da Arqueologia do Passado Recente, novas abordagens arqueológicas acabaram emergindo, entre elas pode se destacar a Arqueologia da Contemporaneidade, onde a partir do tempo presente busca-se criar uma metodologia arqueológica para estudar a cultura material, não importando a temporalidade, inclusive criando a possibilidade de uma Arqueologia da atualidade. As intervenções gráficas contemporâneas fazem parte do cotidiano dos habitantes das cidades, seja uma parede grafitada com uma poesia, uma declaração de amor, ou mesmo um “pixo” cobrando moradia ou expressando palavras de protestos. Nesse sentido Belém, possui um embate com as atividades desenvolvidas por pessoas isoladas ou coletivos de ruas que procuram expressar suas ideias, sentimentos ou indignação, extravasando nos suportes parietais a partir dos grafites e “pixações”. Diante de tais reflexões, esta dissertação busca identificar junto aos autores das intervenções gráficas contemporâneas e parte da sociedade belemense a identidade dessa atividade no ambiente urbano, procurando compreender as consequências com este tipo de atividade, buscando entender as tensões sociais existentes nestes espaços. Para isso buscou-se na Arqueologia da Contemporaneidade e na Sensorial, elementos para o desenvolvimento metodológico desta pesquisa.
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