Banca de DEFESA: JULIANA SANTOS MONTEIRO VIEIRA
20/01/2022 07:47
Esta tese tem por objetivo analisar, por meio das cinco Conferências “Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino”, empreendidas entre janeiro e março de 1872 por Friedrich Nietzsche, as críticas tecidas pelo filósofo acerca da cultura estatal moderna e do modelo de educação disseminado nos estabelecimentos de ensino do Ocidente. Sob inspiração genealógica, busca-se refletir acerca dos marcos educativos brasileiros, transpondo os cenários de disputa referentes ao processo civilizatório e a tentativa de forjar uma identidade nacional. Pretende-se ainda, demarcar o jornalismo e a ciência enquanto instâncias fundamentais de sustentação deste modelo de cultura, sendo utilizados como narcóticos na Contemporaneidade. A partir do diálogo com outros autores, intenciona-se tecer considerações acerca da educação para a superação, integração e cultivo de um outro tipo humano, que intente novos valores de orientação para a cultura.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e