Banca de QUALIFICAÇÃO: LILLIAN MUNIZ OLIVEIRA
19/01/2022 10:23
O processo de escolarização de alunos com paralisia cerebral apresenta diversos desafios e barreiras que impedem o acesso a aprendizagem escolar. Para conquistar uma educação inclusiva há necessidade de políticas públicas, organização de redes de apoio, promoção de formação continuada para professores e identificação de recursos que possibilitem e ampliem os horizontes do sistema educacional. Um dos recursos de grande importância para pessoas com deficiência motora são os sistemas de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) enquanto recurso que possibilita a mediação de estratégias metodológicas para o ensino e aprendizagem de alunos com deficiência para que seja efetivo o acesso ao currículo do aluno. Este trabalho tem como objetivo investigar como a Comunicação Alternativa pode ser um elemento de mediação da aprendizagem na escola compreendendo a dinâmica espaço-tempo na rede de ensino regular no processo inclusivo de um aluno com Paralisia Cerebral. Apoia-se nos pressupostos da matriz sócio-histórica de Vigotski, na revisão de literatura de Comunicação Alternativa e em autores da Educação Especial. Fundamenta-se na pesquisa qualitativa e na pesquisaação colaborativo-crítica junto as professoras e acompanhantes do processo educacional de uma criança com paralisia cerebral com severa deficiência motora. A coleta de dados será feita a partir de: Reuniões e trabalho colaborativo junto à professora; trabalho com o aluno e sua família; confecção de materiais.
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