UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: EÂNES DOS SANTOS CORREIA
19/01/2022 09:11

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EÂNES DOS SANTOS CORREIA
DATA: 23/02/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: O Corpo-Outro: discursos e sentidos de estudantes de graduação da Universidade Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Corpo. Discurso. Educação. Outro. Sentido.

A universidade é muito mais que as suas paredes. Os estudantes são mais do que pessoas que estudam, são histórias, experiências, vidas que se cruzam, são sujeitos que pensam, agem, dizem coisas, se relacionam com o outro e o mundo. São corpos que se movimentam, falam sem neutralidade. Esses corpos têm desejo, discurso que atribuem sentido e são interpelados por uma cultura que os constituem dentro e fora das instituições de educação. O objetivo desta tese é analisar os discursos e sentidos que são produzidos sobre o corpo pelos estudantes de graduação da Universidade Federal de Sergipe, diante do referencial teórico abordado, tendo o aporte metodológico da Análise de Discurso Francesa sob a ótica de Eni Orlandi (2009). Delineia-se diante da questão central “que discursos e sentidos são produzidos sobre o corpo pelos estudantes de graduação da Universidade Federal de Sergipe?” Configura-se numa pesquisa qualitativa significativa a qual tem como prioridade analisar a constituição de dados no campo dos sentidos e do discurso. Como aportes teóricos, são utilizadas referências de Jacques Lacan, David Le Breton e Vygotsky, os quais comungam numa trama que tem como objeto comum o corpo e os espectros que ele alcança. Tem como instrumentos de produção de dados questionário, inventário do saber, associação livre de palavras e entrevista semiestruturada. A população de pesquisa é constituída por estudantes dos centros de graduações: CCAA – Centro de Ciências Agrárias Aplicadas; CCBS – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; CCET – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia; CCSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas; e CECH – Centro de Educação e Ciências Humanas que estão matriculados na Universidade Federal de Sergipe no campus de São Cristóvão. Esta pesquisa mostra a implicação do Outro nos discursos dos estudantes da UFS sobre o corpo. Os discursos produzidos foram: Discurso Conceitual, Discurso Pontual, Discurso Funcional, Discurso de Lugar/Situação de Saber e Discurso Intelectual. Desta forma, conclui-se que os discursos e sentidos produzidos ao corpo pelos estudantes são interpelados pela instituição do Outro – da Educação. A pesquisa culminou na elaboração do Matema do Corpo, dado pela expressão Corpo-Outro: discurso + desejo + sentido + Outro. Por fim, é comprovada a tese que o corpo é falado pela voz do Outro pelo qual é reconhecido, o corpo é um Outro, Corpo-Outro.

Interno - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Externo à Instituição - KÁTIA REGINA LOPES COSTA FREIRE
Externo à Instituição - PATRÍCIA VERÔNICA NUNES CARVALHO SOBRAL DE SOUZA
Interno - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI