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Banca de DEFESA: ELDER SILVA CORREIA
17/01/2022 11:58


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELDER SILVA CORREIA
DATA: 22/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Modo remoto
TÍTULO: A VIRADA ONTOLÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: DA POTÊNCIA DE MOVIMENTO AO PLANO ETO-EDUCACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Ontologia; potência; movimento; Educação Física; corpo; cultura.
PÁGINAS: 203
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação
RESUMO:

A presente tese opera um movimento de imersão nos meandros do debate epistemológico no campo da Educação Física (EF) brasileira acerca de temas como educação, corpo, conhecimento e cultura. A EF historicamente sempre esteve atrelada às questões de cunho educacionais e pedagógicas, isto é, educação sistematizada, metódica . Assim, o campo da EF pode ser definido como o espaço social de disputa sobre as formas autorizadas de pensar e orientar a educação dos corpos via práticas corporais. A busca por essas formas de educação dos corpos através das práticas corporais de movimento, resultaram em teorias e na produção de conhecimentos que tinham no corpo humano seu objeto privilegiado, mas que, paradoxalmente, o tratava como “mero objeto”, ou passivo nesse processo educacional. No entanto, estudos que datam do final dos anos 90 e início dos anos 2000, vêm apontando para a necessidade de repensar a participação do corpo na EF – uma revalorização do corpo no interior da EF. Acreditamos que essa tentativa de revalorização do corpo pela EF expressa um movimento de retomada à ontologia, uma espécie de virada ontológica na área. Diante disso, nossa tese é a de que a busca da revalorização do corpo na EF expressa uma virada ontológica em curso na área, que tem como problema uma tentativa de construção de um elemento de cunho ontológico, o qual entendemos ser a potência de movimento, que torna possível o traçar de um plano eto-educacional sobre o qual se desdobra a ação pedagógica da EF. Em outros termos, a revalorização do corpo na área, nos dá a possibilidade de diagnosticar as condições ontológicas da experiência no contexto da EF. Metodologicamente falando, a presente tese se caracteriza como uma pesquisa teórica, haja vista que mobiliza um conjunto de conceitos e teorias, buscando a partir de tal mobilização, uma releitura destes, bem como a produção de novos conceitos e teorias. A escrita de nossa tese se deu a partir de uma dupla leitura de Deleuze e Spinoza (“deleuziano”), com os agenciamentos do corpo do professor-pesquisador. Buscamos uma leitura atenta de autores do campo da Educação Física – que nosso entender sinalizam uma virada ontológica na área –, bem como de conceitos deleuzianos e spinozianos, mas em composição com isso, sempre que possível, trouxe à tona afectos do professor, a partir da descrição de acontecimentos que emergiram na prática pedagógica. Sinalizamos que que corpo e cultura estão inscritos na imanência do continuum que é a vida; ambos não são elementos já formados, mas atividades diferenciais nesse continuum da vida que dão formas à existência, a produzem. Assim, as experimentações que envolvem as práticas corporais de movimento expressam modos de existência. Por fim, entendemos que podemos compreender melhor a virada ontológica na Educação Física se radicalizarmos o conceito de movimento o entendendo não a partir da relação entre corpo e cultura, mas antes como uma maneira, dentre diversas outras, da vida expressar sua produção, e que somente neste processo o corpo e a cultura podem surgir.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Interno - 1765086 - RENATO IZIDORO DA SILVA
Interno - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Externo à Instituição - UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA
Externo à Instituição - SANTIAGO PICH
Externo à Instituição - FELIPE QUINTAO DE ALMEIDA

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