UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA LUIZA SOARES SILVA
14/01/2022 07:13

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA LUIZA SOARES SILVA
DATA: 17/01/2022
LOCAL: meet.google.com/fxa-knkr-qtp
TÍTULO: MODELO DE EMPREENDEDORISMO E PROPRIEDADE INTELECTUAL VOLTADO PARA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo; Propriedade Intelectual; Transferência de Tecnologia; Spin-off Acadêmico; Universidade pública;
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As universidades empreendedoras estimulam os contratos de pesquisa, a colaboração entre academia, empresas e governo, a aprendizagem empreendedora, o empreendedorismo acadêmico, a proteção da propriedade intelectual e a transferência de conhecimento e tecnologia para o mercado. Sendo assim, as ações de empreendedorismo voltadas à propriedade intelectual nas universidades objetivam proteger, comercializar, licenciar e divulgar os produtos intelectuais derivados da pesquisa acadêmica. Esses produtos intelectuais podem ser artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, patentes, marcas, programas de computador, outros tipos de propriedade intelectual e spin-offs acadêmicos. Nem todas as universidades brasileiras possuem processos e modelos formalizados para comercialização e licenciamento do portfólio de propriedade intelectual, geração de spin-offs e criação de fundos de investimento. Esta pesquisa tem como objetivo criar um modelo de empreendedorismo e propriedade intelectual para as universidades públicas brasileiras. O estudo é classificado como descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando o método de pesquisa documental e técnicas estatísticas. Os dados primários serão coletados por meio de questionário on-line com professores que tiveram contato com a temática de empreendedorismo e propriedade intelectual. A pesquisa secundária será feita utilizando documentos da Heinnovate, Ranking Princeton Review e Entrepreneur Magazine e Ranking Universidades Empreendedoras da Brasil Júnior, no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI e nos sites das universidades públicas brasileiras. Com a análise dos dados preliminar, verificou-se que as universidades europeias participam de comunidades de inovação. Os melhores programas de empreendedorismo dos Estados Unidos estão nas regiões Nordeste e Oeste. E, no Brasil, as universidades mais empreendedoras são das regiões Sul e Sudeste.

Interno - 1201910 - FRANCISCO SANDRO RODRIGUES HOLANDA
Presidente - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO
Interno - 1166728 - JOSE RICARDO DE SANTANA
Externo ao Programa - 2585007 - MATHEUS PEREIRA MATTOS FELIZOLA