UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: LUCIANA SIMÕES DE MELO
13/01/2022 09:26

DISCENTE: LUCIANA SIMÕES DE MELO
DATA: 27/01/2022
LOCAL: https://meet.google.com/fmg-uogg-vor
TÍTULO: SISTEMA PARA REGISTRO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM:UM ESTUDO PILOTO
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Processo de Enfermagem. Tecnologia em Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Introdução: As etapas do Processo de Enfermagem devem ser registradas pelo preenchimento de formulários que podem ser manuais ou eletrônicos. Estes últimos favorecem a utilização racional das horas de trabalho da enfermagem, pela diminuição do tempo para a realização das atividades burocráticas, assim como conferem maior acurácia nos diagnósticos de enfermagem. Diante disso, em 2016 foi elaborado por um grupo de professores e alunos dos cursos da enfermagem e computação da Universidade Federal de Sergipe um sistema eletrônico para registro do processo de enfermagem, o Sistema de Processo de Enfermagem (SISPE), formulado para utilização com base nos sistemas de linguagens padronizadas da enfermagem. Objetivo: Testar a funcionalidade do Sistema de Processo de Enfermagem com enfermeiros e graduandos de enfermagem no Hospital Universitário de Aracaju/SE. Metodologia: Foi realizado um estudo metodológico-descritivo com 10 graduandos do curso de enfermagem do quinto período de uma Universidade Federal de Sergipe e 10 enfermeiros lotados na Unidade de Terapia Intensiva da referida instituição. A pesquisa foi desenvolvida em três momentos subsequentes, sendo: parametrização do software realizada com base na teoria das necessidades humanas básicas e nas taxonomias NANDA I, NIC e NOC; Aplicação do processo de enfermagem no modelo manual; aplicação do processo de enfermagem utilizando o Sistema de Processo de Enfermagem. Verificou-se o tempo de registro de cada participante nos dois formatos de registro e por meio da aplicação da Escala de Acurácia de Diagnóstico de Enfermagem -Versão 2, comparou-se a acurácia dos diagnósticos de enfermagem dos processos de enfermagem realizados nos formatos manual e informatizado. A usabilidade do sistema foi avaliada pela aplicação da System Usability Scale. Resultados: Após a inserção no Sistema de Processo de Enfermagem dos campos para registro das informações referentes a anamnese do paciente; dos 29 diagnósticos de enfermagem, das 168 atividades de enfermagem e 29 resultados de enfermagem com seus indicadores, foi possível verificar a interface entre a etapas do sistema e consequente registro das etapas do processo de enfermagem. O tempo médio para execução do registro do processo de enfermagem do Sistema de Processo de Enfermagem foi menor que o tempo gasto no registro manual. Os diagnósticos de enfermagem levantados por meio do sistema foram, em sua maioria, de alto grau de acurácia, e o score da usabilidade do sistema correspondeu a 77,25, sendo a usabilidade do sistema excelente. Conclusões: O Sistema de Processo de Enfermagem permitiu ao usuário o registro das cinco etapas do processo de enfermagem pelo relacionamento entre as linguagens padronizadas da enfermagem. O tempo necessário para registro do processo de enfermagem informatizado foi menor que aquele necessário para o registro manual. Os diagnósticos de enfermagem levantados com o apoio do sistema foram de maior grau de acurácia, e a usabilidade do sistema foi excelente, de acordo com a opinião dos sujeitos da pesquisa.

Presidente - 2333728 - FLAVIA JANOLIO COSTACURTA PINTO DA SILVA
Interno - 1241436 - JOSEILZE SANTOS DE ANDRADE
Externo ao Programa - 1643234 - LIGIA MARA DOLCE DE LEMOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e