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Banca de DEFESA: MARÍLIA ALANA COSTA DE JESUS
14/12/2021 08:31


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARÍLIA ALANA COSTA DE JESUS
DATA: 03/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferencia
TÍTULO: Formação de professores de matemática, ciências naturais e física no contexto do PIBID/CAPES: discursão sobre suas estatísticas.
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores de Ciências da Natureza; Formação de professores de Física; Formação de professores de Matemática; Políticas públicas; PIBID/CAPES.
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O objetivo dessa pesquisa foi discutir as estatísticas de formação de professores de matemática,física e ciências naturais no contexto atual, caracterizado por uma carência crônica deprofessores na educação básica e uma série de políticas públicas que buscaram impactar nasestatísticas dos cursos de licenciatura. O problema da falta de docentes teve início ainda noséculo passado, quando a ampliação da educação básica foi acompanhada pelo desprestígiocrescente da profissão e a redução das exigências formativas para a docência. Atualmente,políticas públicas, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência daCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID/CAPES), buscammudar essa realidade. É nesse contexto que essa dissertação buscou analisar parte dos dadosqualitativos coletados pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFS e também coletoue analisou dados quantitativos novos para confrontar com os resultados obtidos na primeiraanálise. Os resultados dessa pesquisa estão em três artigos, submetidos ou já publicados emrevistas científicas. O primeiro levantou as estatísticas de formação de professores dematemática e analisou os resultados encontrados nas falas dos professores das instituições deensino superior participantes do PIBID/CAPES. Os outros dois artigos levantaram e analisaramas estatísticas de formação de professores de ciências naturais e física. Os resultadosevidenciaram que o PIBID/CAPES deixou uma lacuna no sentido de prestigiar a profissãodocente e mostram que as políticas atuais realizaram grandes investimentos no ensino superior,
sem alterar os salários dos professores das escolas ou as suas condições de trabalho. Observou-se também que a expansão das vagas no ensino superior foi um sucesso. Contudo, essa
conquista foi da iniciativa privada, que cresceu por meio do dinheiro público. Além disso, essaexpansão não afetou plenamente a formação de professores, visto que curso de Licenciatura emCiências Naturais está em processo de extinção. A relação candidato/vaga superior a 1,0 sugereque a ociosidade das vagas não se deve pela falta de candidatos, mas à má formação destes ou àfalta de interesse dos aprovados em ingressar nos cursos. Também se observou um aumento dastaxas de evasão, indicando que a abrangência e as características das políticas públicasminimizam seus impactos nessas taxas ao limitar o número de alunos contemplados. Por fim,percebeu-se que o número de concluintes ao longo de duas décadas foi aquém do necessáriopara suprir a falta de professores, mostrando que os investimentos realizados pelo governofederal não foram suficientes para alcançar os objetivos das políticas públicas implementadas.Assim, concluiu-se que apesar dessas políticas serem necessárias, ainda são insuficientes, poisestão desacompanhadas de ações concretas nas salas de aula da educação básica que possammelhorar as condições de trabalho do professor, as quais são as promotoras da carência deprofissionais nas escolas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza
Interno - 1881178 - MARCOS VINICIUS MEIADO
Presidente - 1717002 - RENATO SANTOS ARAUJO

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