UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Docentes do PRORH tomam posse como membros que irão compor os comitês de bacias hidrográficas do estado de Sergipe
13/12/2021 18:03

No dia 30.11.2021, foi realizada a posse dos novos membros que irão compor os comitês de bacias hidrográficas do estado de Sergipe (rio Sergipe, rio Japaratuba e rio Piauí), bem como a posse dos membros para compor o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), gestão 2022-2024, e a UFS está representada, com titularidade, em todos eles. O Comitê da Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. O Conselho Estadual de Recursos Hídricos tem como atribuições: deliberar e acompanhar a execução do plano estadual de recursos hídricos; promover a articulação das políticas setoriais relacionadas à água; arbitrar conflitos pelo uso da água de domínio estadual; dentre outras. Os representantes da UFS são: Para o comitê da bacia hidrográfica do rio Sergipe, Antenor de Oliveira Aguiar Netto (Titular) e Ariovaldo Antônio Tadeu Lucas (Suplente); Para o comitê da bacia hidrográfica do rio Japaratuba, Ariovaldo Antônio Tadeu Lucas (Titular) e Antenor de Oliveira Aguiar Netto (Suplente); Para o comitê da bacia hidrográfica do rio Piauí, André Quintão de Almeida (Titular); já para o Conselho Estadual de Recursos Hídricos o representante da UFS é o prof. Carlos Alexandre Borges Garcia (Titular).

O prof. Carlos Garcia, DQI/PRORH, reforça o compromisso e a responsabilidade da UFS junto aos comitês e CONERH, principalmente diante do atual cenário de crescente escassez hídrica. “A produção e disseminação do conhecimento é parte fundamental do acesso da sociedade às informações e percepções no processo de tomada de decisão, bem como mudanças de comportamento e atitudes em relação a gestão dos recursos hídricos. Estreitar a distância entre a universidade e a sociedade é um dos principais objetivos da participação da UFS nos comitês e no CONERH, o que possibilitará que o conhecimento técnico-científico gerado na academia seja repassado à sociedade de uma forma mais ampla participativa, fortalecendo a gestão de recursos hídricos”, avalia Carlos Garcia.

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e