Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIELLY LIMA DA FONSECA
13/12/2021 07:28
O varejo de medicamentos vem se caracterizando como a área onde o farmacêutico temmaior oportunidade de reafirmar seu papel perante a sociedade. Diante dos novosdesafios do mercado, é perceptível o aumento nos debates a respeito do ensinofarmacêutico, afim de construir um perfil profissional apto a atender as demandas sociaisde forma efetiva, além de se manter competitivo no mercado de trabalho. Para tanto, areferida dissertação teve como objetivo compreender as percepções de Stakeholderssobre demandas do mercado varejista de medicamentos para a educação farmacêutica.Assim, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com orientaçãoanalítico-descritiva, mediante entrevistas semiestruturadas com questões em aberto,iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com o número do parecer4.169.752 e consentimento esclarecido dos entrevistados. Os sujeitos são osStakeholders do mercado varejista de medicamentos de redes de farmácias do Brasil. Ainterpretação do material coletado seguiu os ensinamentos da "análise deconteúdo" baseada na análise temática das falas por meio do software ATLAS.ti. Apopulação do estudo foi composta por 19 farmacêuticos com distribuição nove mentorese dez gestores com atuação no varejo farmacêutico. Na concepção dos entrevistados aconceituação da formação para o varejo está relacionada a aspectos comoempreendedorismo, educação continuada, experiências práticas, habilidades técnicas eatitudinais, bem como a influência do ensino dessas competências no desempenhoprofissional do farmacêutico. As medidas sugeridas reforçam a necessidade de umareforma curricular no intuito de aperfeiçoamento do farmacêutico que atua no varejo.
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