UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDJANE DOS SANTOS CASTRO
09/12/2021 08:16

DISCENTE: EDJANE DOS SANTOS CASTRO
DATA: 16/12/2021
LOCAL: ONLINE
TÍTULO: “Diga-me o que tu comes e eu te direi quem és”: saberes, relações sociais e práticas da alimentação em uma escola da rede pública de Boquim/SE.
PALAVRAS-CHAVES: Alimentação. Comensalidade. Merenda escolar. PNAE. Saber alimentar.

Através da alimentação, as inúmeras espécies animais e vegetais obtêm os nutrientes necessários ao desenvolvimento. Mas, no que tange ao ser humano, a alimentação ultrapassa esse âmbito da sobrevivência, estando imersa em uma rede de relações sociais, culturais e identitárias com desdobramentos subjetivos. Nesse contexto, apresentam-se também a produção e a transmissão de saberes sobre os alimentos e as práticas alimentares, com conhecimentos, crenças e costumes sendo passados de geração a geração. Porém, no contexto desse processo que vem permeando a civilização humana, mudanças no campo político e epistemológico afetam drasticamente a maneira como a alimentação é vivida e concebida pelos indivíduos. À medida que a ciência avançou, houve uma espécie de institucionalização da alimentação, que passou a sofrer influências da área médica e de um discurso biologicista que ocupa posição de destaque nas sociedades. No âmbito escolar, esse movimento adquire novas proporções, tendo-se em vista a institucionalização da alimentação enquanto saber moldado à lógica hegemônica biomédica e, ao mesmo tempo, seu espaço social que favorece a prática da comensalidade. Nas escolas da rede pública, a alimentação é objeto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e, assim, está imersa em aspectos políticos determinantes do que se come, do como se come e dos saberes sobre isso. Diante dessas questões, o objetivo geral desta dissertação é: Compreender os saberes e as práticas voltados à alimentação produzidos e mantidos por alunos(as) e professores(as) de uma escola da rede pública do município de Boquim/SE e suas relações com o saber alimentar institucionalizado. Para a realização da pesquisa, foi adotada uma metodologia de delineamento qualitativo e do tipo exploratório e descritivo, com o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Como aporte teórico, buscam-se estudos da área da Antropologia da Alimentação e a Teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot. Após uma pesquisa documental no Projeto Político-Pedagógico e no currículo da escola com vistas aos saberes institucionalizados sobre a alimentação, será iniciada a pesquisa de campo, utilizando-se os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação da merenda escolar, aplicação de questionários e entrevistas em grupo. Os sujeitos participantes são alunos(as) e professores(as) de uma escola da rede pública de Boquim/SE. A ideia que motiva esta pesquisa parte da subjetividade que demarca a alimentação e a sua aprendizagem, sendo essa uma área essencialmente humana, antes de ser um conteúdo escolar, mas que acaba ofuscada e controlada.

Externo à Instituição - PATRÍCIA VERÔNICA NUNES CARVALHO SOBRAL DE SOUZA
Interno - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19072-44d7c5951a