UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCO ANTONIO DOMINGUES
03/12/2021 09:10

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCO ANTONIO DOMINGUES
DATA: 07/12/2021
LOCAL: meet.google.com/rqb-gdjd-ygz
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE ACADÊMIC SPIN-OFFS - UM MODELO COM APLICAÇÃO DA LÓGICA PARACONSISTENTE ANOTADA
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade Intelectual; Acadêmic Spin-Offs; Lógica Paraconsistente Anotada; Transferência de Tecnologia.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Inovações decorrentes de pesquisas realizadas em campi universitários são uma fonte crescente de ideias, produtos e tecnologias cujos esforços impulsionam o empreendedorismo. O desenvolvimento do termo empreendedorismo acadêmico se refere aos esforços e atividades que as universidades e suas empresas parceiras se comprometem na esperança de comercializar os resultados da pesquisa do corpo docente. Porque é um fenômeno relativamente novo, o processo de empreendedorismo acadêmico ainda está sendo articulado. O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo para avaliação da geração de academic spin-off (ASO) a partir de depósitos de proteção de propriedade intelectual (PI) gerados na universidade com o uso da Lógica Proposicional Paraconsistente Anotada - LPA2v. Este modelo destina-se a orientar os interessados em transferência de tecnologia produzida no ambiente universitário, através dessa aplicação no empreendedorismo acadêmico com foco em melhorar as chances de sucesso dos novos empreendimentos. A vantagem dessa abordagem é a identificação dos fatores de competitividade mercadológica do produto patenteado, e principais fatores de sucesso e risco associados a criação de SOA. Usando dados existentes na Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe, testar o modelo em cenários definidos. Neste caso considera-se o grau de crença que as premissas conferem aos dados, podendo desta forma deixar claro tanto o resultado obtido como a validade de sua aplicação no processo de tomada de decisão de investimento em função da análise do fator de sucesso analisado.

Presidente - 2022042 - DANIEL PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2076655 - DENISE SANTOS RUZENE
Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Externo à Instituição - ILKA MARIA ESCALIANTE BIANCHINI