Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE MOTA DE GOIS
29/11/2021 09:24
A presente dissertação intitulada de “O Ensino Noturno em Sergipe: a oferta da educação como política de democratização para os estudantes trabalhadores do Colégio Djenal (1998-2021)” é desenvolvida no âmbito do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe e investiga a oferta do ensino noturno regular como política de democratização para os alunos/trabalhadores do Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, enfocando assim na constituição histórica dessa instituição escolar na perspectiva histórica da educação, cuja centralidade é a oferta do ensino noturno a partir da legislação nacional, estadual e local. A intenção é analisar historicamente a oferta do ensino médio noturno regular como política pública de democratização para o município de Moita Bonita/SE. Vincula-se aos pressupostos teóricos da História da Educação e trabalha com o método materialista histórico dialético afim de compreender os mecanismos que impedem o acesso e permanência dos jovens filhos da classe trabalhadora ao avanço em sua escolaridade. Através da utilização metodológica de uma pesquisa quanti-qualitativa e como instrumentos, entrevistas, coleta de informações e análise de fontes primárias e secundárias com destaque para as leis, decretos, pronunciamentos e mensagens do governo. Teoricamente ampara-se em autores como Alvarenga (1994), André (2002), Arroyo (2003), Berger (1995), Boto (2017), Braga (2008), Duarte (2002), Gramsci (1996), Marx (1998), Magalhães (1996/ 2004), Moacyr (1936/ 1939), Nunes (1984/ 2008), Pucci (1995) e Saviani (1991).
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